… uma “modinha passageira”? Eis, a realidade: a Inteligência Artificial está revolucionando a maneira como lidamos com as cargas de trabalho. Tarefas que até então só podiam ser executadas por seremos humanos, agora podem ser feitas pela IA de forma mais rápida, eficiente e automatizada, embora ainda tenhamos que realizar auditorias, para conferir os seus resultados. Por isto, as carreiras tecnológicas já estão sofrendo o “efeito das IAs”, sendo moldadas para para tirar o proveito das tecnologias atuais. Inclusive, sendo até mesmo criadas…
“Artificial intelligence (AI) has long since arrived in companies. Whether in process automation, data analysis or the development of new services – AI holds enormous potential. But how does a company find out which AI applications really fit its own goals? This is where AI consultants come into play. AI consultants support companies in identifying, evaluating and profitably implementing possible AI application scenarios. They have to take into account not only the technical but also the strategic and organizational requirements…”
— by CIO.
Eis, o consultor de IA! Ele é o responsável por ajudar empresas a identificar, avaliar e implementar soluções de Inteligência Artificial, que estejam alinhadas com seus objetivos de negócio. Esse profissional precisa combinar expertise técnica com visão estratégica, para garantir que as aplicações de IA realmente atendam às necessidades organizacionais. Dentre as suas responsabilidadades, está a análise de processos da empresa, a identificação das áreas onde a IA pode aumentar a eficiência e desenvolver estratégias personalizadas.
Além disso, ele deverá supervisionar a integração das tecnologias de IA nos sistemas existentes e treinar a equipe para garantir uma adoção mais fluida. Para se destacar nessa função, é essencial que ele tenha um conhecimento aprofundado sobre diferentes tecnologias de IA (como aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural) além de habilidades em gerenciamento de projetos e de comunicação. Essas competências permitem que o consultor atue como um elo entre equipes técnicas e stakeholders, garantindo que os projetos de IA sejam viáveis tanto tecnicamente quanto estrategicamente.
Seguir carreira como consultor de IA é uma opção promissora, pois a demanda por essa tecnologia tende a crescer em diversos setores (não só se limitando a TI). Esses profissionais desempenham um papel fundamental ao orientar empresas na adoção da IA, ajudando-as a inovar e obter vantagem competitiva.
Sem contar ainda que a área de TI, possui a “tradição” de pagar bem… &;-D