Como já era “esperado”, “Astro Bot” é premiado no BAFTA game awards!

Há algumas semanas, publiquei uma notícia sobre a inesperada premiação de um jogo que muitos o enxergavam como “simplório”, “bobinho” e “infantil”, em vista de uma edição inicial que foi criada para demonstrar as capacidades do DualSense (o atual controle do PS5)! No entanto, em virtude do excelente trabalho que os seus desenvolvedores fizeram para o título seguinte, ele não só se destacou como também recebeu uma série de prêmios entregues pela Academy D.I.C.E. Awards, que por sua vez é um evento considerado o “Oscar do jogos”

“The 2025 BAFTA game awards took place yesterday in London and were dominated by one of our favorite games this year, Astro Bot. The PlayStation 5 platformer took home prizes in five categories including Best Game, along with Animation, Audio Achievement, Family and Game Design. That’s no surprise, considering the game’s critical accolades and popularity with fans. Astro Bot is the first fully-fledged and fully-priced version in the Astro universe…”

— by Engadget.

Além de ter se saído muito bem na DICE Awards, o “Astro Bot” também foi o grande vencedor do BAFTA Games Awards 2025, conquistando nada menos do que 5 prêmios, incluindo “Melhor Jogo”, “Design de Jogo”, “Animação”, “Conquista em Áudio” e “Jogo Familiar”. Desenvolvido pela Team Asobi para o PlayStation 5, o título foi elogiado por sua jogabilidade criativa, além de homenagear a história do PlayStation de forma divertida e carismática.

O jogo de terror “Still Wakes the Deep”, ambientado em uma plataforma de petróleo nos anos 70, conquistou três prêmios, entre eles o de “Melhor Atuação” para Alec Newman. Já “Helldivers 2” ganhou em duas categorias importantes: “Multiplayer” e “Trilha Sonora”, superando grandes títulos como “Final Fantasy VII: Rebirth”. O prêmio de “Melhor Jogo Britânico” foi para o excêntrico “Thank Goodness You’re Here!”, que se destacou pelo humor único e emocionou com o discurso sincero de seus criadores. Apesar de ter liderado as indicações com 11 nomeações, “Senua’s Saga: Hellblade II” levou apenas um prêmio, na categoria de “Conquista Técnica”.

Por votação do público, “Shenmue” foi eleito o jogo mais importante dos últimos 30 anos, sendo reconhecido por sua abordagem inovadora de mundo aberto (até então, considerava o GTA o grande destaque neste quesito). Ele ficou à frente de clássicos como “DOOM”, “Super Mario Bros.” e “The Legend of Zelda: Ocarina of Time”. Outros destaques foram “Balatro”, vencedor como “Melhor Estreia”, e “Vampire Survivors”, premiado como “Jogo em Evolução”, além de outros jogos como “Neva” (“Realização Artística”) e “Metaphor: ReFantazio” (“Narrativa”).

Pelo jeito, muitos estarão ansiosos pelas novas edições do robozinho… &;-D

Leave a Comment