A minha eterna busca por um leitor de notícias ainda terá alguns…

… capítulos pela frente! Apesar de ter sido um feliz usuário do Liferea por longos anos, as recentes mudanças proporcionadas em sua interface gráfica transformaram de forma radical, a maneira de lidar com as fontes (a qual não me deixou muito satisfeito) e por isto, decidi deixá-lo de lado em prol de outras alternativas (em termos de softwares). Esta por sua vez, também se mostraram limitadas e no final das contas, acabei chegando a conclusão de que teria que assinar um serviço online para isto. E o escolhido foi o “The Old Reader”

A ironia é que acabei deixando de usar outro serviço online, justamente pelo fato dele não estaria mais disponível, como foi o caso do “Google Reader”. Para aqueles que já o conhecem, o “The Old Reader” é um leitor de feeds RSS online que (na minha opinião), foi um dos poucos que mantém a mesma pegada clássica do serviço do Google, ajudando a nos mantermos atualizado por reunir as notícias, as postagens e os artigos de diferentes sites, em um só lugar. Por depender da consulta de dezenas de portais para manter este humilde sites atualizado, dispor de um bom leitor de feeds RSS (e outros formatos) é fundamental!

O problema é que o serviço também está passando por alguns problemas. No momento em que escrevo esta coluna (atrasado, para variar), não é possível carregar a página WEB do serviço. Por isto, acabei decidindo revisitar algumas aplicações offline para ir quebrando o galho, enquanto ele não retorna à ativa. Dei uma nova chance para o Liferea e por enquanto, ele vem me atendendo relativamente bem, embora não tenha a mesma flexibilidade que o serviço online. Também experimentei o GNOME Feeds, mas apesar de sua proposta minimalista vir de encontro com a filosofia deste ambiente gráfico, a aplicação se mostrou simplória demais, além de apresentar algumas instabilidades.

Já em relação as demais aplicações offline que pesquisei, algumas cheguei a testar (mas não me agradaram) ao passo que outras tive certos inconvenientes para realizar a sua instalação (falta de pacotes oficiais para a minha distribuição). Por fim, muitos dos leitores de feeds foram designadas para se integrar ao ambiente gráfico KDE e/ou aquelas interfaces que fazem o uso da biblioteca Qt, os quais geralmente não funcionam bem em interfaces GTK, pois além de não se integrarem, ainda requerem o carregamento de uma biblioteca gráfica à parte (prejudicando a performance geral do sistema). Por ora, vou ter que ir “levando” com o Liferea.

Apesar destas (e outras) experiências (ruins) com os leitores de feeds, acredito que existe um bom espaço para a inovação neste segmento, ao menos por parte das aplicações designadas para a navegação WEB. Lembro-me de que havia testado o Ópera há alguns e dentre os recursos de maior destaque, a disponibilidade de um leitor de feeds integrado. Também cheguei a experimentar algumas extensões para o próprio Firefox, mas alguns problemas relacionados a performance acabaram me fazendo deixá-las de lado. Por fim, quem sabe os próprios desenvolvedores de navegadores WEB criem serviços integrados neste sentido?

Pois uma coisa é certa: não vou ficar dependendo de serviços ruins… &;-D

Leave a Comment