Desde que a Intel inaugurou a era “tick tock” no lançamento de seus novos processadores, a AMD tem se esforçado para acompanhar da melhor maneira possível o ritmo da concorrente, realizando também o lançamento de novos produtos. E desde então, muitas unidades lançadas a 3 anos ou mais, acabam ficando relegadas ao segundo plano, no que concerne a suporte e atualizações. Mas por incrível que pareça, este não foi o destino do AMD Ryzen 3 1200, da primeira geração da série Ryzen…
“The AMD Ryzen 3 1200 CPU has been a value bargain for years now. It’s reportedly been undergoing a transformation from its original 14nm Zen design to 12nm and the Zen+ architecture. Initial rumors of these first-gen chip makeovers showed up in December last year. Now, as per German hardware publication ComputerBase, the 12nm Zen+ Ryzen 3 1200 has hit shelves at a German retailer for €54.73 or about $60.” — by Tom’s Hardware.
A “nova” CPU em questão foi batizada de “AMD Ryzen 3 1200 AF”. Para os usuários leigos que apenas querem ter uma máquina de baixo custo, este será um detalhe praticamente imperceptível, já que a nova CPU oferecerá um desempenho um pouquinho melhor devido a adoção da nova arquitetura, já que os valores de clocks e TDPs continuam praticamente os mesmos (3.1/3.4 GHz, 65 Watts). Porém, fica uma pergunta no ar: porquê se dar ao trabalho de realizar uma revisão de arquitetura, para que esta ofereça praticamente um desempenho ligeiramente maior, mas mantendo praticamente o mesmo preço final? &;-D