Em breve, teremos uma interessante alternativa de provedor de nuvem…

… para rivalizar com a Amazon AWS, o Microsoft Azure e o Google GCP? Pois bem: acho difícil de acreditar! Estes grandes players já estabeleceram uma forte presença como os principais nomes do mercado, com uma participação de algo em torno de 65 a 70%. No entanto, isto não quer dizer que outras empresas possam realizar as suas investidas de forma pontual, apostando em mercados de nicho que possibilitem a sua entrada sem maiores dificuldades. Este pode ser o caso da Apple…

“A report by The Information notes the initiative was said to have been known as Project ACDC (Apple Chips in Data Centers), and would have given developers access to Apple’s proprietary M-series chips. Apple reportedly targeted offering a cheaper and more efficient alternative to traditional cloud platforms that use Intel or GPU-heavy servers by replacing them with its own M-series chips, which are known for their computing efficiency and strong AI inferencing capabilities.”

— by TechRadar.

Nos últimos anos, a Apple explorou internamente um projeto batizado com o codinome “ACDC” (Apple Chips in Data Centers), para possivelmente oferecer uma plataforma de computação em nuvem voltada para os desenvolvedores. A ideia era aproveitar a crescente experiência da empresa no design de chips de alto desempenho e eficiência energética (como os chips da linha M) para executar tarefas de inteligência artificial de forma mais eficiente e barata do que provedores como AWS, Azure e Google Cloud.

A Apple já vinha usando seus chips personalizados em sua infraestrutura de nuvem privada para serviços internos como Siri, Fotos, Música e as novas funções do Apple Intelligence. Testes iniciais, como tarefas de conversão de texto em fala para a Siri, mostraram melhorias em desempenho, precisão e custo em comparação com servidores tradicionais baseados em chips Intel. Isso aumentou a confiança da empresa de que poderia, em teoria, oferecer esses mesmos recursos de nuvem para desenvolvedores externos.

A proposta não era competir com grandes clientes corporativos, mas sim integrar-se ao ecossistema da Apple para desenvolvedores, incluindo ferramentas como Xcode, Swift e Core ML. A filosofia da Apple prioriza uma experiência integrada e simplificada para desenvolvedores, em vez de construir uma grande equipe comercial para empresas. A motivação estratégica está ligada ao fato de que a receita com serviços da Apple vem sofrendo pressão devido a investigações regulatórias sobre as comissões da App Store e os acordos lucrativos com mecanismos de busca.

Até meados de 2024, as discussões sobre o projeto ainda estavam em andamento. No entanto, a saída de Michael Abbott (executivo que liderava a iniciativa) deixou o futuro da Nuvem Apple incerto. Embora nenhum lançamento público tenha ocorrido até agora, o uso contínuo da infraestrutura chamada Private Cloud Compute indica que, mesmo que o projeto não se torne um serviço aberto ao público, a Apple está construindo as bases para um futuro em nuvem baseado em seus próprios chips e em aplicações de inteligência artificial.

Acaso, Apple não sabe que os demais também possuem seus chips ARM? &;-D