… clássico dos anos 90? Eis, a proposta da MAINGEAR! Nesta época, os PCs desktops tinham um visual marcante: horizontais, com tons bege ou cinza claro, repletos de botões físicos, além de baias para disquetes e CDs. Estes designs não apenas refletiam a estética da época, mas também despertam lembranças de uma era em que montar PCs, frequentar LAN parties e explorar os primeiros jogos em 3D, era uma grande novidade! Hoje, esse estilo retrô poderá retornar como símbolo de uma geração apaixonada pela tecnologia em sua fase mais empolgante…
“MAINGEAR, the leader in premium-quality, high-performance gaming PCs, today announced Retro95, a limited-edition PC drop that brings back the unmistakable style of a ’90s-era horizontal desktop, now supercharged with cutting-edge hardware. Built for gamers who remember LAN parties, floppy disks, dial-up, and CD-based drivers, Retro95 is a nostalgic love letter to the golden age of PC gaming, reimagined for today’s most demanding titles.”
— by PR Newswire.
A MAINGEAR lançou o Retro95, um PC para jogos de edição limitada com visual inspirado nos tradicionais desktops horizontais, os quais reinaram durante os anos 90 (antes da ascensão dos gabinetes do tipo torre). Ele traz elementos nostálgicos como falsos drives de disquete, botão “turbo” e painel frontal retrátil. Apesar da aparência retrô, o Retro95 suporta todos os componentes atuais que encontraríamos nos PCs desktops dos dias de hoje. Segundo a empresa, o design homenageia a cultura das LAN parties e os setups clássicos da época.
Internamente, o PC Retro95 pode ser configurado com processadores da AMD (K5 ou K6 Ryzen da série 9000) ou da Intel (Pentium-MMX Core Ultra da 14ª geração), além de utilizar GPUs da Nvidia (Riva TNT GeForce das séries 40 ou 50). Brincadeiras à parte, ele é capaz de suportar até 96 GB de RAM DDR5 e 8 TB de armazenamento NVMe PCIe Gen 4, além de utilizar ventoinhas Noctua para manter a refrigeração silenciosa e eficiente. O gabinete esconde as portas e as entradas modernas, para manter o visual clássico mas sem comprometer a performance.
Cada unidade é montada manualmente nos EUA e possuem um ano de garantia (podendo ser estendida para três), além do suporte técnico vitalício (mas não se iludam, pois os PCs desktops geralmente duram no máximo, 10 anos). O preço inicial é de US$ 1.599 (algo não muito caro, se levarmos em conta a GPU utilizada), e o modelo será vendido apenas enquanto durar o estoque. Segundo a MAINGEAR, o Retro95 é um PC ideal para os jogadores nostálgicos que viveram os anos 90, mas que querem uma máquina dotada de hardware atual e (de preferência) de ponta.
Adoraria dispor de um gabinete ultra-compacto mini-ITX (mini-torre), com as tradicionais cores cinza/bege e um design que remete aos antigos PCs desktops dos anos 90! Mas infelizmente, tenho a sensação de que os fabricantes de hardware não dão muita importância para esta classe de usuários, pois além de não existirem produtos desta categoria no mercado, os poucos gabinetes que se encontram disponíveis são de baixa qualidade e/ou não se encaixam no perfil desejado.
Por isto, sou obrigado a optar por outros tipos de PCs ultra-compactos… &;-D