Lançado a distribuição Debian GNU/Linux 13 “Trixie”! E tal como…

… foi com os demais lançamentos, teremos um monte de novidades! Pois diferente das demais distribuições que adotam ciclos mais curtos de lançamentos (a cada 6 meses), o Debian possui um longo ciclo de desenvolvimento 2 anos, o que faz com que cada lançamento traga uma enxurrada de novidades. Mesmo assim, por ser uma distro classificada como conservadora, estas novidades se resumem na maior parte do tempo em atualizações de softwares, suporte para novas tecnologias (e descarte para as velhas) e mudanças contínuas em sua arquitetura…

“After 2 years, 1 month, and 30 days of development, the Debian project is proud to present its new stable version 13 (code name “trixie”). “trixie” will be supported for the next 5 years thanks to the combined work of the Debian Security team and the Debian Long Term Support team. (…) This release contains over 14,100 new packages for a total count of 69,830 packages, while over 8,840 packages have been removed as “obsolete”. 44,326 packages were updated in this release. The overall disk usage for “trixie” is 403,854,660 kB (403 GB), and is made up of 1,463,291,186 lines of code.”

— by Debian News.

O projeto Debian anunciou o lançamento de sua nova edição estável Debian 13 (codinome “trixie”), neste último sábado (9 de agosto de 2025). Esta versão é o resultado de mais de dois anos de desenvolvimento e terá suporte por cinco anos, promovido pelas equipes de Segurança e Suporte a longo prazo, do Debian. O novo lançamento inclui mais de 14.100 novos pacotes, elevando o número total para 69.830, além de atualizar 44.326 pacotes existentes, garantindo um sistema operacional atualizado e repleto de novos recursos.

A nova edição traz uma série de ambientes de desktop atualizados, destacando-se o GNOME 48, o KDE Plasma 6.3 e o (modesto) Xfce 4.20, juntamente com pacotes de software populares como o kernel Linux 6.12 LTS e o LibreOffice 25.2. Um dos pontos mais notáveis é que, para todas as arquiteturas, exceto a i386, foi adotado uma ABI time_t de 64 bits. Essa mudança prepara o sistema para lidar com datas após 2038, um problema conhecido como o “problema do ano 2038”.

O Debian 13 também introduziu oficialmente o suporte para a arquitetura riscv64, para hardware RISC-V de 64 bits, elevando o número total de arquiteturas suportadas para 7. Por outro lado, a arquitetura i386 não é mais suportada como uma arquitetura regular, e a versão “trixie” será a última a dar suporte à arquitetura armel. A publicação também menciona que a ferramenta debian-repro-status está disponível para verificar a reprodutibilidade dos pacotes instalados.

O instalador do Debian também recebeu melhorias significativas, incluindo um suporte aprimorado para hardware e novos recursos, como suporte para inicialização segura com o systemd-boot. As imagens live e de contêineres estão disponíveis para os utilizadores, e o processo de atualização da versão anterior, Debian 12 “bookworm”, é automatizado pela ferramenta de gestão de pacotes APT.

Para maiores informações, não deixem de consultar as notas de lançamento… &;-D