Se a sua estação falhar e você perder o acesso ao sistema, o que fazer…

… para continuar o trabalho? Quando um funcionário não consegue acessar suas ferramentas de trabalho, seja por falha do dispositivo, perda ou roubo, a sua produtividade é comprometida de forma bastante negativa. Isso não afeta só apenas a capacidade individual de realizar tarefas, mas também pode prejudicar equipes inteiras que dependem do seu trabalho, atrasando projetos e seus prazos de entrega. A interrupção inesperada de dispositivos é um risco real que sublinha a necessidade de soluções robustas para a continuidade dos negócios…

“In today’s always-connected workplace, even a single device failure can ripple across an organization – halting productivity, delaying deliverables, and straining IT teams. Multiply that disruption across thousands of employees, and the impact becomes massive. Exacerbated by cyberattacks, the cost of employee and device downtime is no longer theoretical – it’s a business-critical concern. That’s why we’re introducing Windows 365 Reserve: a modern, secure, and scalable solution that helps employees stay productive and connected when the unexpected strikes.”

— by Windows IT Pro Blog.

Felizmente, a Microsoft tem uma solução para isto: o Windows 365 Reserve! Agora disponível em pré-visualização pública limitada, esta é uma solução projetada para aprimorar a continuidade dos negócios. Seu objetivo é garantir que a produtividade de um funcionário não seja interrompida quando seu dispositivo físico principal se torna inutilizável por motivos como falha, perda, roubo ou outros incidentes. Para isso, o serviço oferece acesso seguro e temporário a um Cloud PC, permitindo que o usuário retome suas atividades rapidamente.

O serviço fornece aos usuários acesso a um Cloud PC por até 10 dias por ano. Essa capacidade de resposta imediata é um ponto crucial para minimizar o tempo de inatividade. Os administradores de TI podem facilmente provisionar esses Cloud PCs por meio do Microsoft Intune, garantindo que os dispositivos virtuais venham pré-configurados com todos os aplicativos e as políticas de segurança necessários, o que agiliza o processo de recuperação e reduz a carga de trabalho do departamento de TI.

Além de sua eficiência, o Windows 365 Reserve foi construído com a segurança em mente. Ele segue os princípios de Confiança Zero (Zero Trust), garantindo que os dados corporativos e do usuário estejam protegidos mesmo quando o acesso é feito a partir de um dispositivo secundário. O design seguro da plataforma cria uma barreira contra ameaças, mantendo a integridade das informações da empresa durante situações de emergência.

A experiência para o usuário final é extremamente intuitiva. Eles podem acessar seu Cloud PC temporário de qualquer dispositivo secundário, seja por meio de um navegador web ou usando o aplicativo Windows. Essa flexibilidade assegura que o trabalho possa continuar sem interrupções significativas, oferecendo uma rede de segurança valiosa para as organizações que buscam mitigar os impactos de imprevistos e manter suas operações funcionando sem problemas.

Eis a questão: e se minha única estação doméstica falhar? Ops… &;-D

2 thoughts on “Se a sua estação falhar e você perder o acesso ao sistema, o que fazer…”

  1. “De volta para o mainframe”.

    Brincadeiras à parte, eu fico até surpreso quando eu vejo a evolução da tecnologia saindo e e entrando em modelos centralizados de controle de computação.

Comments are closed.