Ter opções de escolha, acima de tudo: eis, a razão da Microsoft…

… não só ter liberado o projeto DocumentDB para a Linux Foundation, como também contou com a colaboração de outros fornecedores de nuvem! Confesso que ao saber disso, fiquei “triplamente” surpreso: pela “estranha” iniciativa (por abrir mão do controle de um projeto bastante promissor de banco de dados semi-estruturado), pelo estabelecimento de uma “improvável” aliança (com aqueles que são os principais concorrentes do mercado) e pela estratégia “inusitada” (de usar o apoio da comunidade de código aberto em prol dos seus interesses). De qualquer forma, vamos acompanhar o desenrolar desta história e “ver que bicho vai dar”

“There are multiple vendors that develop document databases including MongoDB, which now has a proprietary closed source technology. In an effort to open up the market, Microsoft began developing its own document database known as DocumentDB and made it open source in January of this year. This week, DocumentDB is moving to the Linux Foundation where it has also gained the backing of Microsoft’s cloud rivals AWS and Google.”

— by VentureBeat.

A Microsoft moveu seu projeto de banco de dados de código aberto DocumentDB para a Linux Foundation. Essa iniciativa, que conta com o apoio da Amazon Web Services (AWS) e do Google, também marca a primeira vez que as três gigantes da computação em nuvem se unem para apoiar um projeto de código aberto, criando uma alternativa neutra em relação a fornecedores para o MongoDB. O DocumentDB foi desenvolvido como uma extensão do PostgreSQL com suporte para JSON e compatibilidade com drivers MongoDB, o que facilita a adoção por empresas que já utilizam MongoDB. A mudança para a Linux Foundation visa garantir a natureza de código aberto do projeto e incentivar a colaboração da comunidade.

O principal objetivo dessa união é oferecer às empresas uma solução de banco de dados de documentos que reduza custos e limite o “vendor lock-in”, ou seja, a dependência de um único fornecedor. A colaboração das três maiores empresas de nuvem fortalece o projeto e sinaliza um compromisso com a interoperabilidade e a inovação em bancos de dados de código aberto. Essa parceria estratégica é vista como um passo significativo para o ecossistema de dados, pois oferece aos profissionais de dados uma alternativa robusta e orientada para o desenvolvedor, aliviando as preocupações com a dependência de plataformas proprietárias e promovendo um ambiente mais competitivo no mercado de bancos de dados.

E olha que já estava planejando dedicar algumas horas para o MongoDB… &;-D