Agosto, mês do desgosto? Ao menos, isto é o que sugere a pesquisa…

… da Steam para a AMD! A Steam é uma plataforma digital da Valve que funciona como loja de jogos, cliente de jogos e rede social, permitindo comprar, baixar, instalar e jogar milhares de títulos, além de interagir com a sua comunidade. Mensalmente, a plataforma realiza uma pesquisa voluntária e anônima, para coletar dados sobre o hardware e software dos usuários, auxiliando a empresa a decidir quais tecnologias investir e produtos oferecer. Mas diferente dos meses anteriores, este definitivamente não foi um bom momento para a AMD…

“2025 has seen Steam survey participants’ most popular GPU alternate between the RTX 3060, RTX 4060, and RTX 4060 laptop. The RTX 3060 took the lead again in July, but its Lovelace successor regained the top spot in August. The RTX 4060 also saw the largest gains of the month (0.46%). The top 11 GPUs are made up of xx60 and xx70 products and their variants, with the only outliers being the RTX 3050 in fifth and the GTX 1650’s enduring popularity keeping it in fourth place.”

— by TechSpot.

A pesquisa de hardware e software da Steam de agosto mostrou uma mudança de tendência no mercado de CPUs de jogos. Pela primeira vez em meses, a participação da AMD no mercado diminuiu, enquanto a Intel recuperou o terreno perdido, aumentando sua fatia para quase 69%. Até então, o recente sucesso da AMD pode ser atribuído ao lançamento do processador Ryzen 7 9800X3D e à relativa decepção com a série de processadores para desktop Arrow Lake da Intel, que não conseguiu capturar o interesse dos consumidores da mesma forma.

No segmento de GPUs, a pesquisa reforçou o domínio contínuo da Nvidia, que nesta última medição detém quase 75% da participação de mercado, em comparação com os modestos 17,3% da AMD. Contrariando as minhas expectativas, a Nvidia GeForce RTX 4060 reconquistou o primeiro lugar como a GPU mais popular em agosto, superando a RTX 3060 que havia liderado em julho (pois acreditava que a 3060 iria ficar no pódio por um bom tempo). A RTX 4060 também foi a GPU que mais cresceu em termos de participação, mostrando sua crescente popularidade entre os jogadores.

A pesquisa da Steam também revelou informações importantes sobre a adoção de software e outros componentes de hardware. O sistema operacional Windows 11 continua a ganhar popularidade de forma constante entre os usuários da plataforma (especialmente em vista do fim do suporte para o Windows 10), atingindo uma participação geral de 60,39%. Apesar de uma queda geral na adoção de sistemas operacionais globalmente, o Windows 11 continua a ser o sistema preferido para a maioria dos jogadores.

Por fim, a pesquisa indicou que a maioria dos usuários da Steam utiliza GPUs equipadas com 8GB de VRAM. Já em relação à RAM do sistema operacional, a quantidade mais popular é a de 16GB, mas a tendência aponta para que 32GB se tornarão o novo padrão em um futuro próximo. Estas descobertas fornecem uma visão abrangente das configurações de hardware mais comuns entre a comunidade de jogadores da Steam e com base nelas, tirar as suas próprias conclusões.

E mesmo bancando o SteamOS, os sistemas GNU/Linux nem chegam a 3%… &;-D