Como já era esperado, agente de IA Copilot será integrado aos…

… produtos da Microsoft, destacando-se a suíte de escritório! Que praticamente todo e qualquer software está sendo integrada as principais ferramentas de IA, isto já sabemos. Porém, o que me deixa realmente preocupado é saber que muitas destas tecnologias são integradas de forma “forçada” pelo mesmo desenvolvedor destes produtos, o que impossibilita a utilização de outras que em geral, é de nossa preferência. Será este, o caso da Microsoft (perguntinha retórica)? Veremos…

“Today, we’re bringing vibe working to Microsoft 365 Copilot with Agent Mode in Office apps and Office Agent in Copilot chat. In the same way vibe coding has transformed software development, the latest reasoning models in Copilot unlock agentic productivity for Office artifacts. Get started with a simple prompt and then work iteratively with Copilot – steering it as it orchestrates multi-step tasks to deliver high-quality Office documents, spreadsheets, and presentations. It’s the new pattern of work for human-agent collaboration.”

— by Microsoft Blog.

A Microsoft introduziu um novo conceito chamado “vibe working” no Microsoft 365 Copilot, que é impulsionado por dois novos recursos: o Modo Agente e o Agente do Office. O Modo Agente está sendo implementado em aplicativos do Office como Excel e Word, com o PowerPoint previsto para breve. Esta funcionalidade permite que os usuários deem ao Copilot instruções simples para realizar tarefas complexas e de várias etapas, resultando na criação de documentos e planilhas de alta qualidade, inaugurando um novo padrão de “colaboração humano-agente”.

No Excel, por exemplo, um usuário pode solicitar ao Copilot que execute uma análise completa de um conjunto de dados e a torne visual. O Modo Agente, então, determina as fórmulas necessárias, cria novas planilhas e gera visualizações de dados. O artigo fornece vários exemplos de prompts para análise financeira, cálculo de empréstimos e orçamento pessoal. Da mesma forma, o Modo Agente no Word, apelidado de “vibe writing”, permite a criação interativa de documentos.

O Agente do Office, por sua vez, opera dentro do chat do Copilot para criar apresentações de PowerPoint e documentos do Word mais elaborados. Ao receber um comando, o Agente do Office primeiro esclarece a intenção do usuário, depois realiza uma pesquisa na web e, em seguida, produz um conteúdo de alta qualidade. Este recurso visa aprimorar a criação de slides com inteligência artificial, que tem sido um desafio no passado. Por exemplo, podemos até mesmo criar um plano de negócios ou uma apresentação de plano de poupança para aposentadoria.

Por fim, o Modo Agente no Copilot para Excel já está disponível no programa Frontier para clientes licenciados do Microsoft 365 Copilot e para assinantes do Microsoft 365 Personal ou Family. Isso permite que um grupo inicial de usuários comece a experimentar e a se beneficiar dessas novas capacidades de Inteligência Artificial generativa, que prometem transformar a maneira como as pessoas trabalham com os aplicativos do Microsoft 365. Ao menos, em tese…

E de quebra, veremos mais estudantes “elaborando” incríveis trabalhos… &;-D