… da Intel e da AMD, ao estabelecer uma parceria há exatos um ano (2024)! Embora o anúncio oficial tenha sido direcionado ao fortalecimento de todo o ecossistema de chips x86, na prática sabemos que evolução de soluções de chips de alta performance ARM (destacando-se os poderosos SoCs Qualcomm Snapdragon Elite X) foi de fato, a principal motivação para o estabelecimento desta inimaginável colaboração entre duas grandes empresas que até então, rivalizam entre si no mercado de silício. E pelo visto, esta parceria irá render bons frutos…
“AMD and Intel today marked the one-year anniversary of the x86 Ecosystem Advisory Group (EAG), a joint initiative launched in October 2024 to strengthen the future of x86 computing. The advisory group unites AMD, Intel, and key ecosystem partners in a shared commitment to advancing the x86 platform through collaborative decision-making, standardized features, and developer-friendly innovations.”
— AMD blogs.
O x86 Ecosystem Advisory Group (EAG) é uma colaboração entre a AMD e a Intel (além do suporte de outras empresas interessadas) para fortalecer o futuro do set de instruções x86. Lançado em outubro de 2024, o grupo consultivo reúne as duas empresas e parceiros do ecossistema para impulsionar a plataforma x86 por meio de decisões conjuntas, recursos padronizados e inovações que facilitam o trabalho dos desenvolvedores. O principal objetivo é aprimorar a compatibilidade, a previsibilidade e a consistência em todos os produtos baseados em processadores x86, garantindo um ecossistema robusto e preparado para o futuro.
O EAG alcançou marcos tecnológicos significativos, destacando-se a finalização do FRED (Flexible Return and Event Delivery), que moderniza o tratamento de interrupções para reduzir a latência e aumentar a confiabilidade do software de sistema. Além disso, o AVX10 foi estabelecido como a próxima geração de extensões do conjunto de instruções, projetado para aumentar a produtividade e garantir a portabilidade de código entre diferentes tipos de CPUs. Outra inovação crucial é o ChkTag, uma especificação unificada de marcação de memória para combater vulnerabilidades de segurança, como estouros de buffer, adicionando instruções de hardware para detectar violações de memória.
Por fim, o grupo também padronizou as capacidades de multiplicação de matrizes com o ACE (Advanced Matrix Extensions for Matrix Multiplication), permitindo uma experiência de desenvolvimento mais fluida em uma ampla gama de dispositivos. Os planos futuros do EAG incluem a adição de novos parceiros estratégicos de software (ISV), a avaliação de novas extensões de arquitetura (ISA) e o reforço da estabilidade e previsibilidade a longo prazo da arquitetura x86, demonstrando um compromisso contínuo com a evolução e a segurança da plataforma.
Uma pena, que o anúncio do EAG acabou “obrigando” a Intel encerrar o projeto x86s, uma reformulação do set de instruções x86 que tem como objetivo, os processadores mais simples e eficiente, eliminando o suporte a tecnologias classificadas como legado, como é o caso dos modos de operação em 16 e 32 bits (mantendo apenas o modo de 64 bits), entre outros recursos internos que já não fazem mais sentido manter nos dias de hoje (portas, anéis, controladores, etc).
Por incrível que pareça, torço pela Intel/AMD! Pois sem concorrência… &;-D