… de arquivos de sistemas GNU/Linux? Em geral, a estrutura de diretórios em sistemas de arquivos para sistemas Unix, obedecem as definições propostas pelo padrão Filesystem Hierarchy Standard (FHS). Este por sua vez, estabelece uma série de diretórios na raíz do sistema de arquivos, onde o sistema operacional se encontra previamente instalado. Apesar da maioria das distribuições GNU/Linux seguirem à risca estas definições, em alguns casos elas criam diretórios especiais, voltados para atender determinadas necessidades…
“There’s been work to get the Nix functional package manager available on Fedora Linux for those wanting to leverage its available packages or features like supporting side-by-side packages of different versions, atomic upgrades/rollbacks, non-root user for installing software, and other features. One of the hurdles though is that the Nix package manager relies by default on the /nix directory, which goes against Fedora’s default directory requirements…”
— by Phoronix.
Este, é o caso do Fedora Linux e seu sistema de gerenciamento de pacotes “alternativo” Nix. Conhecido por sua abordagem funcional e declarativa, ele utiliza o diretório /nix como padrão para armazenar os pacotes e o seu estado local. Essa particularidade gerava um conflito com as diretrizes de empacotamento do Fedora, que tradicionalmente não permite o uso de diretórios na raiz do sistema de arquivos por pacotes de terceiros. A ausência de uma exceção para o Nix dificultava sua utilização no Fedora, pois a alteração do diretório padrão poderia comprometer o funcionamento de binários pré-compilados do Nix.
Por isto, a aprovação do diretório /nix no Fedora Linux representa um passo crucial, para a integração do gerenciador de pacotes Nix ao sistema operacional. O Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo), decidiu por conceder a exceção, permitindo que o Nix utilize o diretório /nix de forma exclusiva para seu tempo de execução e armazenamento de pacotes. Essa decisão é significativa, principalmente ao ser comparada com a recusa anterior de uma solicitação semelhante para a criação de um diretório /snap para o sistema de pacotes Snap. A aprovação demonstra uma maior flexibilidade por parte da comunidade do Fedora em acomodar novas tecnologias e atender às demandas de seus usuários.
Com a remoção desse obstáculo, o caminho está livre para uma melhor integração do Nix ao Fedora, o que permitirá que os usuários do sistema operacional se beneficiem de recursos como a instalação de pacotes “lado a lado” em diferentes versões, atualizações atômicas e a capacidade de usuários não-root instalarem softwares. A integração completa ainda depende da aprovação final da revisão geral do pacote, mas a decisão positiva por parte do FESCo, já é um marco importante para a comunidade Nix e para o ecossistema do Fedora.
E aos poucos, a gestão de pacotes vai se tornando da vez mais “complexa”… &;-D