Em um futuro próximo, será mesmo necessário aprender a trabalhar…

… com editoração de documentos de escritório? Como instrutor de Informática, leciono com frequência em cursos voltados para os fundamentos de TI, com ênfase na utilização de suítes de escritório. Dentre eles, o que mais exige esforços de aprendizagem (por parte dos estudantes) são as planilhas eletrônicas, em vista dos inúmeros recursos oferecidos por estes softwares. Porém, com o avanço da Inteligência Artificial e o suporte integrado oferecido por estas ferramentas nas principais suítes de escritório, talvez isto não seja tão necessário…

“Starting today, Gemini in Sheets can understand and analyze multiple tables within a single tab of a spreadsheet. This new functionality allows you to ask questions and perform analysis that spans multiple data sources, dramatically increasing the power and accuracy of your queries. You can select or deselect tables to focus Gemini’s attention, and you can also directly make a selection within a table to be used as input for your query.”

— by Google Workstace Update.

Este, é o caso do Google: uma atualização recente do Google Workspace introduziu um novo e poderoso recurso para o Gemini no Google Sheets. A atualização, que começou a ser implementada no início desta semana, permite que o Gemini compreenda e analise dados de várias tabelas numa única guia da planilha. Esta melhoria aumenta significativamente o poder e a precisão das consultas do utilizador, permitindo uma análise que abrange várias fontes de dados.

As principais capacidades deste novo recurso incluem a capacidade de gerar fórmulas complexas que referenciam e executam cálculos em várias tabelas simultaneamente. Por exemplo, os utilizadores podem agora fazer com que o Gemini escreva funções XLOOKUP para extrair dados de uma tabela para outra ou agregar dados de várias tabelas para um único cálculo de resumo. O Gemini também pode agora analisar e gerar gráficos a partir de dados espalhados por diferentes tabelas para descobrir informações e criar visualizações de dados abrangentes.

Além disso, os utilizadores podem agora editar várias tabelas de uma só vez com um único pedido, como aplicar uma formatação condicional consistente ou construir uma única tabela dinâmica (que resume os dados provenientes de várias tabelas). Os utilizadores também podem fazer seleções dentro das tabelas para focar a análise do Gemini em pontos de dados específicos, permitindo-lhes solicitar resumos ou identificar valores atípicos num intervalo selecionado.

Esta atualização está disponível para uma variedade de clientes do Google Workspace, incluindo aqueles com Business Standard e Plus, Enterprise Standard e Plus, e suplementos específicos do Gemini. Para utilizar este recurso, os administradores precisam de garantir que os recursos inteligentes e a personalização estão ativados para os seus utilizadores.

Enquanto isso, nós (meros mortais) continuamos “queimando a mufa”… &;-D