… para os consoles portáteis! Esta, é uma das maiores solicitações feitas pelos donos destes dispositivos, já que a interface original do Windows 11 não é adequada para o uso em telas “pequenas” e nem foi projetada para ser utilizada sem o uso do teclado e mouse. Para variar, se não bastasse a oferta destes recurso de forma tardia, o pior é saber que ele se encontrará disponível apenas para algumas marcas de console. Ao menos, inicialmente…
“It’s only been a few weeks since the launch of the Asus ROG Xbox Ally handhelds, which arrived with the Xbox Full Screen Experience (FSE) to provide a streamlined, console-like user interface in Windows 11 for gamers. The rollout to other handhelds is now beginning, which is good to see – it just needs to be faster. In the latest Windows 11 preview build (26220.7051) in the Beta and Dev channels, Microsoft announced the Xbox FSE for the MSI Claw, with additional handheld makers set to enable support for their devices in the coming months.”
— by TechRadar.
Por isto, a Microsoft começou a disponibilizar a nova “Experiência de Tela Cheia” (FSE) do Xbox no Windows 11 para os portáteis MSI Claw, através das compilações de pré-visualização (Beta e Dev) do sistema. Esta atualização, que visa criar uma interface mais simplificada e semelhante à de um console, chega mais cedo do que o esperado, já que um lançamento mais amplo era previsto apenas para 2026. A FSE foi introduzida inicialmente nos portáteis Asus ROG Xbox Ally.
Embora a FSE esteja a expandir-se oficialmente para o MSI Claw, utilizadores de outros dispositivos, como o Asus ROG Ally original ou o Lenovo Legion Go, ainda precisam de métodos não oficiais para a ativar. Por isto, muitos expressam o desejo de que a Microsoft acelere a disponibilização desta funcionalidade para mais portáteis e até mesmo para os PCs desktop, de forma a melhorar a experiência de jogo em sistemas montados para a sala de estar.
Apesar desta nova interface do Windows 11 aparenta estar bem refinada, ela ainda não é suficiente para competir com o SteamOS da Valve. Segundo a fonte da notícia, o SteamOS continua a oferecer um desempenho superior numa vasta gama de jogos em dispositivos portáteis, além de ter entregar funcionalidades mais robustas, como o modo de suspensão e o reinício rápido (quick resume), áreas onde o Windows 11 ainda falha consideravelmente.
O principal obstáculo que impede o SteamOS de dominar o mercado de PCs portáteis não é o sistema em si, mas sim a incompatibilidade de software anti-cheat de jogos online populares, como Call of Duty ou Destiny 2. Este é um dos motivos pelos quais, muitos jogadores que não pode migrar permanentemente para o SteamOS devido a essas restrições, mas também torna previsível a possibilidade de uma enorme migração de usuários para o SteamOS, se esses problemas forem resolvidos.
Além do mais, o SteamOS não é um sistema tão inchado e exigente… &;-D