Ubuntu LTS: se já não bastasse o longo suporte extendido oferecido…

… pela Canonical para os usuários corporativos (através da assinatura Ubuntu Pro), agora veremos este tempo ser esticado ainda mais! O tempo de suporte oferecido atualmente já é considerado grande para os padrões atuais (10 anos), graças a edição LTS e ao serviço “Expanded Security Maintenance for Ubuntu” (ESM). Para se ter um idéia desta dimensão, nem mesmo as distribuições tradicionais que prezam pela estabilidade acima de tudo, como é o caso do Debian (5 anos) e do Red Hat Enterprise Linux (4 anos), chegam perto deste valor…

“Today, Canonical announced the expansion of the Legacy add-on for Ubuntu Pro, extending total coverage for Ubuntu LTS releases to 15 years. Starting with Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr), this extension brings the full benefits of Ubuntu Pro – including continuous security patching, compliance tooling and support for your OS – to long-lived production systems. In highly regulated or hardware-dependent industries, upgrades threaten to disrupt tightly controlled security and compliance…”

— by Ubuntu Blog.

Mesmo assim, a Canonical não está satisfeita e por isto, a empresa anunciou a expansão do “Legacy add-on” para o Ubuntu Pro, alargando o período total de cobertura e manutenção para as versões Ubuntu LTS (Long-Term Support) para um total de 15 anos. Esta nova política de suporte entra em vigor a partir do Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr), permitindo que empresas mantenham os seus sistemas seguros e em conformidade por um período significativamente mais longo.

Esta extensão foi motivada pela necessidade de estabilidade em indústrias altamente reguladas ou dependentes de hardware específico, onde as atualizações podem ser complexas e disruptivas. Muitas organizações preferem manter sistemas de produção por mais de uma década em vez de realizar atualizações completas. A Canonical reconhece esta realidade, oferecendo uma forma de garantir a continuidade do negócio, mas sem forçar as migrações arriscadas.

O novo ciclo de vida de 15 anos é estruturado com 5 anos de manutenção de segurança padrão (LTS), +5 anos de Manutenção de Segurança Expandida (ESM) e por fim, +5 anos adicionais através do “Legacy add-on”. Durante todo este tempo, o Ubuntu Pro fornece correções de segurança contínuas para o sistema base, o kernel e componentes open-source essenciais, protegendo contra vulnerabilidades sem exigir atualizações que quebrem a compatibilidade. Com esta alteração, o Ubuntu 14.04 LTS passa a ter suporte garantido até abril de 2029.

Já havia comentado em outras oportunidades, que o Ubuntu é uma distribuição pela qual tenho uma “relação de amor e ódio”. Já a experimentei nos seus primeiros anos de existência e não gostei muito das experiências de uso, se comparadas com as distribuições tradicionais da época, em vista da sua automatização excessiva de tarefas administrativas, além da Canonical ter tomando algumas decisões questionáveis que ferem o espírito da Comunidade do Software Livre. Porém, esta é a distro que ainda mais promove os sistemas GNU/Linux em desktops.

Mesmo assim, continuarei usando (e promovendo) o bom e velho Debian… &;-D