De novo, CloudFlare? Vários portais e serviços na Internet deixaram…

… de funcionar, devido as instabilidades sofridas pelo CloudFlare, um provedor de serviços voltados para a entrega de conteúdo (“Content Delivery Network” ou apenas CDN), os quais aceleram a navegação na Internet. Para isto, a empresa posiciona centena de servidores de cache ao redor do mundo, armazenando o conteúdo dos sites de servidores originais para entregá-los aos usuários que estão mais próximos a eles. Por isto, ele se tornou uma peça fundamental para todos aqueles que necessitam usar os principais serviços na Internet…

“A large number of apps and websites are currently taken entirely offline, or experiencing significant outages, due to an issue with the popular CloudFlare infrastructure network provider. The CloudFlare CDN powers the websites behind many high-profile apps, so any outage at CloudFlare has wide-reaching implications. That includes social media site X (formerly Twitter), where users are currently unable to publish new posts or refresh their timelines. The problem appears to be impacting web users worldwide.”

— by 9to5Mac.

O problema é que esta dependência se tornou algo crítico, quando o provedor sai do ar: ontem (18/nov), um grande número de aplicações e sites está atualmente offline ou a enfrentar falhas significativas devido a um problema com a CloudFlare, um importante fornecedor de infraestruturas de rede. Dado que a rede de distribuição de conteúdos (CDN) da CloudFlare suporta muitos serviços de alto perfil, a falha tem implicações abrangentes, afetando notavelmente a rede social X (anteriormente Twitter), onde os utilizadores estão impossibilitados de fazer novas publicações ou atualizar as suas cronologias.

A CloudFlare confirmou que está a investigar a anomalia, que está a causar erros de servidor (informado pelo tradicional código 500, provido pelo protocolo HTML) e a afetar “múltiplos clientes” à escala global. Para alguns utilizadores, o problema manifesta-se através de uma mensagem que solicita o desbloqueio de “challenges.CloudFlare.com”, enquanto outros encontram apenas as mensagens de erro padrão. No momento em que foi feita a publicação original, o problema persistia há cerca de meia hora e se manteve instável enquanto eu redigia esta postagem.

Até então, a única solução para os utilizadores finais é aguardar que a situação fosse resolvida para que os serviços regressem à normalidade. Este incidente surge pouco tempo após uma situação semelhante ter ocorrido com a Amazon Web Services (AWS) no mês passado, a qual provocou interrupções em massa em serviços populares até mesmo da própria empresa (como a Amazon Alexa), além de outros de terceiros que fazem o uso da sua infraestrutura, como o Snapchat e o ChatGPT.

Pois é. Nenhum serviço (por mais robusto que seja) é a prova de falhas… &;-D