Réplica do Nintendo DS, o console Anbernic RG DS terá suporte do…

… sistema operacional GammaOS Next! Embora o SteamOS tenha se tornado uma solução perfeita para os consoles de terceiros, na prática este sistema não é adequado para muitos dispositivos dotados de poucos recursos computacionais, como é o caso dos retro-consoles (dispositivos que rodam jogos de consoles antigos, através da emulação de hardware). Por isto, o GammaOS chamou a minha atenção, por ser designado exclusivamente para estes aparelhos…

“According to Retro Handhelds, the build of GammaOS released for the RG DS is based on the same version (1.1.0) that was released in late November for other Anbernic handhelds such as the RG405M, RG405V (available on Amazon for $159.99), and RG505. Built on top of Android 14/LineageOS 21, the software brings features such as a Global Shader Pipeline, an immersive mode, faster boot times, GammaEQ audio equalizer, improved task switcher, and reduced rendering latency, etc.”

— by NotebookCheck.

A Anbernic começou a enviar o RG DS para os clientes que efetuaram a pré-encomenda e, embora a marca tenha disponibilizado uma atualização oficial para corrigir falhas graves, existe agora uma alternativa viável de terceiros. O sistema operativo personalizado GammaOS Next foi lançado para o RG DS, oferecendo aos proprietários a opção de substituir o software de fábrica por uma solução que promete resolver problemas e adicionar novas funcionalidades.

Esta versão do GammaOS, baseada no Android 14 e LineageOS 21, partilha a mesma base (versão 1.1.0) que foi lançada recentemente para outras consolas da Anbernic, como o RG405M e o RG505. O software introduz diversas melhorias técnicas, incluindo tempos de arranque mais rápidos, um modo imersivo, redução na latência de renderização e um “Global Shader Pipeline”, melhorando assim a experiência geral de utilização do dispositivo.

Além das melhorias de desempenho, o GammaOS corrige problemas específicos que afetavam o RG DS, como o bug dos 40Hz e a latência na tela secundária, falhas que também foram abordadas na atualização oficial da Anbernic. Este sistema destaca-se ainda por oferecer suporte a multitarefa real, evitando que as aplicações parem em segundo plano, inclui o equalizador de áudio GammaEQ, um alternador de tarefas melhorado e ativa o modo “Deep Sleep” por defeito.

De momento, esta versão do GammaOS está disponível apenas para criadores de conteúdos e analistas, mas prevê-se que o lançamento para o público em geral aconteça em breve. Entretanto, os utilizadores interessados podem assistir a vídeos de demonstração que exibem o sistema operacional em ação neste dispositivo e detalham as novidades que este traz para o console portátil.

Seja a plataforma ARM ou x86, o sistema continua sendo “o mesmo”… &;-D

Leave a Comment