Em vista da escassez de memória no mercado, a Nvidia (talvez) irá…

… reduzir a produção de placas de vídeo da série RTX 50! Ao menos, este é um rumor que por incrível que pareça, será bastante benéfico para o mercado em geral! Pois além de conceder espaço para a ascensão de produtos mais acessíveis (por parte da concorrência), também irá promover uma série de mudanças positivas para os jogadores, como estender o suporte para as unidades mais antigas e incentivar a otimização de jogos para hardwares mais modestos. Inclusive, podemos até mesmo considerar a possibilidade de redução do lixo eletrônico…

“Memory shortages have affected almost every PC consumer segment, and it appears that GPUs are next in line to experience a wave of price hikes. Now, the Chinese Board Channel forums, which are known for disclosing early information about supply chain elements, claim that NVIDIA is set to reduce the supply of its RTX 50 series GPUs moving into 2026. While the forum mentions the rumors as ‘unconfirmed’, we do know that the general-purpose DRAM supply is…”

— by WCCFTech.

A Nvidia estaria planejando reduzir significativamente a produção de suas placas de vídeo da série RTX 50, com uma queda estimada em até 40% no fornecimento para o primeiro trimestre de 2026. Essa decisão não é motivada por falta de demanda por parte dos jogadores, mas sim por uma estratégia de longo prazo da empresa para lidar com a escassez global de memória (DRAM), garantindo que sua cadeia de suprimentos permaneça estável diante de um cenário de custos crescentes e oferta limitada de componentes essenciais.

Apesar da redução na fabricação, os rumores indicam que a Nvidia não pretende elevar os preços oficiais das GPUs no curto prazo. No entanto, a diminuição drástica no volume de unidades disponíveis no mercado de varejo, poderá causar um efeito colateral negativo para os consumidores, como o desaparecimento de estoques em lojas e o possível aumento indireto de preços praticados por revendedores, tornando a atualização de hardware uma tarefa difícil e cara para os gamers nos próximos anos. Resumindo: eles terão que valorizar os seus PCs!

Essa mudança de foco reflete o atual “superciclo” do mercado de memórias, onde a alta demanda por tecnologias voltadas para Inteligência Artificial tem pressionado os fabricantes a priorizar produtos, que oferecem uma maior margem de lucro. Com as linhas de produção de GPUs Blackwell (RTX 50) operando de forma reduzida (mas bem posicionada), a tendência é que o mercado enfrente uma escassez de modelos específicos, forçando fabricantes de PCs e parceiros da Nvidia a se adaptarem a uma oferta de mercado bem mais restrita do que o habitual.

Podendo até mesmo abandonar o mercado de entrada e intermediário… &;-D

Leave a Comment