… memória VRAM, não irá terminar tão cedo! Eis, um assunto que já haviamos discutido em outra oportunidade mas pelo visto, voltaremos a falar mais sobre ele: as placas de vídeo intermediárias com 8 GB de memória RAM, as quais muitos acreditam que nem sequer deveriam ser comercializadas, por trazerem uma quantidade reduzida de memória RAM. Se antes, a opção de fabricá-las era uma escolha técnica (já que de fato, são suficientes para uma definição Full-HD, para a qual elas foram projetadas), agora esta decisão também será tomada por necessidade, em vista do crescente aumento de preço das memórias RAM…
“Reports suggest Nvidia is cutting back supply of its 16GB RAM graphics cards to focus on two cheaper models – the RTX 5060 and RTX 5060 Ti 8GB. There’s also a 16GB variant of the 5060 Ti (we’ve reviewed one), but production has been affected ongoing memory shortages, which you have likely heard about by now. RAM price hikes have been affecting the market for several months, and that may turn to “several years” of disruption to gaming, according to Epic CEO Tim Sweeney.”
— by PC Guide.
A publicação original do portal PC Guide detalha uma mudança estratégica da Nvidia na sua linha de produção de placas gráficas, para o início de 2026. Devido a uma escassez global de memória RAM (tanto GDDR7 como outros tipos de DRAM), a empresa decidiu reduzir significativamente a fabricação de modelos com 16 GB de VRAM, como a RTX 5070 Ti e a RTX 5060 Ti. Estima-se que a oferta de GPUs da série RTX 50 possa sofrer cortes entre 30% a 40% no primeiro semestre do próximo ano.
Esta decisão foi tomada em vista da necessidade de otimizar os recursos limitados de memória, priorizando assim os modelos mais rentáveis. Ao cortar nas variantes de 16 GB, a Nvidia consegue redirecionar esses módulos de memória para a RTX 5080, uma placa de gama alta que oferece margens de lucro superiores. Como resultado, o foco da produção na gama média irá deslocar-se para os modelos de 8 GB, que são mais fáceis e baratos de produzir no atual cenário de crise de componentes (ainda que muitos “experts” questionem esta decisão).
Para os consumidores e jogadores, esta notícia é negativa, pois as variantes de 8 GB são frequentemente criticadas por terem memória insuficiente para os jogos modernos mais exigentes. A escassez de opções de 16 GB acessíveis poderá forçar os utilizadores a escolher entre placas com desempenho limitado ou investir em modelos de topo muito mais caros. Além disso, a baixa oferta e o aumento dos custos de produção sugerem que os preços das placas gráficas poderão subir em 2026, complicando a atualização de hardware para muitos utilizadores.
Relaxem, teremos jogos otimizados para 2K/4K com 8 GB! Podem “confiar”… &;-D