Ao treinar um estudante para que ele obtenha uma determinada habilidade, todo instrutor possui a sua própria metodologia de trabalho, embora também sigam a orientação da instituição. Porém, dependendo da filosofia de trabalho de cada um, os resultados podem ser variáveis, especialmente em relação ao perfil da turma…
Uma das principais dificuldades é manter-se atualizado com base de conhecimento técnico necessário, para que o instrutor possa executar o seu trabalho. Por isso, desenvolvi uma metodologia própria que batizei de 1+, na qual consiste em estabelecer uma base sólida de conhecimento técnico, a qual considero indispensável para a boa performance profissional.
Neste contexto, as certificações de TI são fundamentais neste processo e o número 1 representa o nível das certificações que considero essenciais para a empreitada, bem como todas as competências relacionadas. Vou mais além: além da obtenção das certificações serem obrigatórias, o domínio técnico sobre o assunto é também indispensável e por isto, mantenho os meus estudos sempre atualizados, mesmo após obtê-las.
Porém, para que estes estudos não se tornem maçantes com o tempo (pois não faz sentido estudar algo que você já domina), aí entra em cena o conceito plus, onde passo a “flertar” com assuntos mais complexos. Por exemplo, por já dispor da certificação CCNA, faço leitura de conteúdos exigidos para a certificação CCNP (e até mesmo a CCIE), mas com menos intensidade, já que não tenho a “obrigação” de obter as certificações em questão.
Assim, não só mantenho atualizado, como também me preparo para a possibilidade de tirar certificações mais avançadas, seja por necessidade de crescer, por oportunidade profissional ou até mesmo um mero capricho pessoal. E os estudantes também se beneficiam muito, pois sempre que surge a oportunidade de estender uma exposição dialogada ou elaborar atividades práticas mais sofisticadas, com base nestes conhecimentos extras.
Pena que os livros são caros… &;-D