… serão desligados! Dentre os maiores problemas para aqueles que curtem os jogos multiplayers, está o fim do suporte oficial da empresa que lançou o título apreciado: a partir do momento em que os seus servidores são desligados, não há mais como jogá-los novamente. Em alguns casos, as suas comunidades de usuários até promovem boas iniciativas, como criar servidores privados e modificações para que possamos jogá-los em modo offline e assim, dar uma sobrevida para ele. Mas no geral, não há muito o que fazer…
“A few months ago we shared with you, our valued community, that no additional content would come to New World: Aeternum after the Nighthaven seasonal update. We also said more details on what’s happening next, alongside other essential information, would soon follow. Today, we’re here to share updates and provide transparency on where the game goes from here.”
— by New World blog.
Infelizmente, este será o caso de “New World: Aeternum”: a Amazon Games anunciou oficialmente que o ciclo deste (não tão) badalado jogo multiplayer está chegando ao fim, com o desligamento definitivo dos servidores agendado para o final de jan/2027. Como parte desse processo de encerramento, o jogo foi removido das lojas digitais (delistado) na semana passada (15/jan), o que significa que novos jogadores não podem mais adquiri-lo. Aqueles que já possuem o título em qualquer plataforma, continuarão com acesso total até a data final de encerramento.
Em termos de conteúdo, a desenvolvedora confirmou que não haverá mais atualizações de peso ou novos recursos após a temporada Nighthaven. Inclusive, esta temporada (final) será estendida para cobrir todo o período restante de vida do jogo, garantindo que os jogadores atuais possam continuar suas jornadas em Aeternum sem interrupções imediatas. Embora o foco de desenvolvimento mude para a manutenção da estabilidade e correção de bugs críticos, o lançámento de expansões ou novos modos (obviamente) foi permanentemente encerrado.
Quanto à economia do jogo e o suporte, a venda de “Marks of Fortune” (moedas premium) e outros itens pagos será interrompida em jul/2026, e a empresa esclareceu que não haverá reembolsos para as compras já realizadas. A equipe expressou gratidão à comunidade pelos quatro anos de história, descrevendo a decisão como necessária diante da insustentabilidade de manter o suporte de longo prazo, prometendo um “adeus digno” aos heróis lendários da Ilha Eterna durante este último ano de operação.
Este é um dos motivos pelo qual, ainda continuo curtindo “Fallout 76” e “The Elder Scrolls: Online”, os quais já estão há anos no mercado e com o suporte oficial, por parte da Bethesda. Inclusive, este último terá reformulações em seu modelo de negócios, abandonando as expansões pagas e adotando o sistema de temporadas gratuitas (tal como acontece com “Fallout 76”), além de outras melhorias pontuais. Porém, acredito que todo jogo multiplayer já deveria ser concebido para que ele possa possa um dia, se tornar offine.
Mesmo que esta mudança acabe reduzindo as suas funcionalidades… &;-D