… oficial entre a GPD e a sua equipe de desenvolvimento da distribuição! Ao menos, da sua parte: recentemente, a GPD anunciou através do Reddit que o seu novo console portátil GPD Win 5 (equipado com o processador AMD Ryzen AI Max+ “Strix Halo”), receberia suporte oficial do sistema operacional Bazzite. A empresa chegou a afirmar que uma “adaptação oficial” estava em curso e que os desenvolvedores do Bazzite já tinha recebido o hardware necessário para otimizar o sistema, uma distro Linux baseada em Fedora e muito popular para consoles portáteis…
“Over a week ago, GPD seemingly jumped the gun with their announcement of forthcoming official Bazzite support – specifically destined to roll out on their range-topping Win 5 handheld gaming PC. Within a day or two – following wider news coverage of GPD’s bold declaration, issued via their own subreddit – Bazzite leadership and community managers stepped in. Currently, GPD’s AMD Ryzen AI Max+ “Strix Halo” APU-powered gaming device can run the Fedora-based Linux distribution, albeit in an unofficial manner…”
— by TechPowerUp.
Contudo, Kyle Gospodnetich (criador e mantenedor do Bazzite), refutou categoricamente estas alegações. Numa declaração oficial publicada na plataforma Universal Blue, Gospodnetich esclareceu que a sua equipe não recebeu qualquer hardware da GPD e que não houve qualquer contacto recente entre as duas partes. Inclusive, ele deixou bem claro que qualquer afirmação de colaboração por parte da fabricante chinesa é falsa e que o projeto Bazzite não está trabalhando em uma versão oficial do sistema para aquele dispositivo.
Além da falta de comunicação, a equipa do Bazzite expressou preocupação com o fato de representantes da GPD estarem a redirecionar os usuários para um servidor de Discord externo, para que eles possam obter suporte técnico. O comunicado alerta que o suporte oficial é feito exclusivamente nos canais do projeto Bazzite e que os utilizadores devem ter cautela, uma vez que qualquer software disponibilizado pela GPD é inteiramente não oficial, fora do controle dos programadores originais e não será suportado por eles.
Por fim, a liderança do Bazzite exigiu que a GPD cesse imediatamente o uso do nome, logótipos e propriedade intelectual do Bazzite até que a situação seja resolvida. Embora o Win 5 consiga correr o sistema de forma não oficial, os utilizadores têm reportado diversos problemas de estabilidade, como falhas de áudio, erros nos controles e instabilidade após o modo de suspensão, problemas que dificilmente serão resolvidos sem uma cooperação legítima que, no momento, não existe.
Uma pena! Pois na minha opinião, este é o mais poderoso console portátil que se encontra disponível no mercado. O GPD Win 5 conta com uma potente APU AMD Ryzen Max, que por sua vez supera até mesmo as suas próprias APUs da série Z, feitas exclusivamente para os consoles portáteis. Além disso, o aparelho é bem mais compacto que os demais oferecidos pela concorrência, embora deixe a desejar em termos de autonomia justamente por contar com uma APU tão poderosa.
Resta torcer para que ele possa contar com o suporte do SteamOS… &;-D