Cisco CiberEducação: o que há de novo para esta 12a. edição?

Nesto início deste mês (fev/26), nós (instrutores e coordenadores da Cisco Network Academy do Brasil) tivemos mais um encontro (via webconferência) voltado para a formação de profissionais: o IPD (Instructor Professional Development) Week. Dentre os assuntos abordados, a Maratona Cisco CiberEducação recebeu uma atenção especial, que por sua vez já está em sua 12a. edição. Lançado há pouco mais de 6 anos, este programa tem como principal objetivo, formar profissionais de TI, com ênfase para a especialização em segurança cibernética…

Dentre as principais novidades apresentadas, estão um novo critério de premiação para as academias, em reconhecimento pelos esforços para a formação de mulheres (premiando inclusive, as três primeiras academias que mais formarem estudantes nesta etapa inicial) e a reestruturação do programa, com o objetivo de torná-lo mais aberto e abrangente: o curso “Introdução a Cibersegurança” (mais curto e acessível, com apenas 6 horas de duração estimada) será aplicado nesta 1a. etapa. Tanto os instrutores quanto os estudantes irão receber certificados e distintivos (badges) especiais, como homenagens pelas participações.

Diferente das outras 11 oportunidades, a 12a. edição da Maratona terá duas trilhas profissionalizantes, para aqueles 1500 estudantes que passaram para a 2a. etapa e ganharem a bolsa de estudos: o “CCST” (160 horas, voltada para aqueles que estão dando os seus primeiros passos) e o “Ethical Hacker” (70 horas, ideal para aqueles que já possuem algum conhecimento na área). O primeiro possui uma duração maior, em vista da agregação de dois cursos na plataforma (“Fundamentos de Redes” e “Fundamentos de Cibersegurança”); já o segundo, não só terá o curso de mesmo nome, como também uma seletiva para participar de uma competição internacional online, no formato CTF (“Capture the Flag”).

Por fim, a terceira etapa será direcionada para oportunidades de empregos e estágios, onde os estudantes serão estimulados a aplicar os conhecimentos adquiridos na prática, diretamente no mercado de trabalho (seja como estagiário ou como efetivo), em parceiros e clientes Cisco. Obviamente, os melhores estudantes serão agraciados com as melhores oportunidades, além de ingressarem nas empresas que oferecem as melhores condições para trabalhar. E por esta ser uma área que ainda possui um certo déficit de profissionais especializados, com certeza eles receberão uma atenção especial!

Por se tratar de um evento voltado para os instrutores da Cisco Netacad, a IPD Week também trouxe uma série de novidades relacionadas a evolução da plataforma, destacando a entrega de novos recursos e funcionalidades, além de aprimorar os que já se encontram disponíveis. Também obtivemos informações relacionadas a inclusão, a atualização e a tradução dos cursos oferecidos, bem como a oferta de treinamentos especiais para a habilitação de instrutores. Mas por se tratar de assuntos restritos da empresa, não poderei trazer maiores detalhes.

Para aqueles que desejam ingressar em uma nova carreira na área de Tecnologia da Informação (mais precisamente, em Segurança da Informação), as maratonas promovidas pela Cisco são uma excelente oportunidade, em vista da oferta de formações técnicas relativamente curtas (embora intensas) e direcionadas. Embora elas possibilitem dar o primeiro passo (que para muitos, é o mais difícil), será necessário complementar a formação inicial, realizando cursos adicionais e até mesmo buscar uma formação acadêmica de nível técnico ou superior.

Mas por ora, vamos dar um passinho de cada vez… &;-D

Leave a Comment