Vida longa para os consoles Xbox Series! Ao menos, esta é a…

… proposta da Microsoft para a atual geração de consoles! Na minha opinião, um dos aspectos mais marcantes em relação as duas últimas gerações de consoles, está na redução da diferença de qualidade gráfica dos jogos lançados para elas, a ponto de se tornar até mesmo difícil de distinguir em comparativos e análises. Além do mais, estas gerações também atingiu um certo nível de maturidade, que qualquer melhoria trazida acaba se tornando mais pontual do que realmente impactantes…

“In recent days, we’ve started to see lots of news and reporting about Microsoft’s next-gen Xbox plans, but what about Xbox Series X|S? Are those consoles set to carry on being supported? Well, despite Microsoft’s focus moving away from those systems a little bit in the last few years, the company seemingly expects them to last well into the future – potentially even longer than Xbox One.”

Pure Xbox.

Pelo visto, a Microsoft também concorda com este ponto de vista: a empresa planeja manter a relevância da atual geração (Xbox Series X/S) mesmo com o desenvolvimento acelerado de novos hardwares para a próxima geração de consoles. De acordo com as recentes declarações de executivos como Sarah Bond, a empresa não vê o anúncio da próxima geração como um fim imediato para os consoles atuais, reforçando que o ecossistema Xbox está sendo construído para que a transição entre gerações seja cada vez mais fluida e duradoura.

O ponto central da estratégia é a continuidade do suporte e a valorização do catálogo. A Microsoft pretende que o “era Series” continue viva, através de atualizações de software e da integração total com o Xbox Game Pass, garantindo que os jogadores que investiram nos modelos atuais continuem recebendo novos títulos e melhorias de desempenho (embora não rivalizem com os consoles de nova geração). Isso reflete uma mudança de paradigma, onde a empresa foca menos em “ciclos fechados” de hardware e mais em uma plataforma persistente de jogos.

Por fim, embora a próxima geração prometa o “maior salto técnico já visto”, o foco imediato permanecerá em expandir a base de usuários dos consoles Series X e S. A ideia é que o hardware atual ainda tem muito potencial inexplorado (ao menos, a versão mais potente) servindo como a porta de entrada principal para os serviços da marca, enquanto a nova geração será preparada para redefinir os padrões de potência e fidelidade visual, em um futuro não muito distante.

Há tempos, já havia percebido que alguns jogos ainda continuam sendo lançados para a geração anterior de consoles (Xbox One e PS4), bem diferente das gerações bem mais antigas que logo deixavam de receber novos jogos, assim que as gerações posteriores eram lançada. Por isto, acredito que o mesmo deve acontecer com os consoles atuais. Se antes, considerava manter o meu atual Xbox Series S por tempo indefinido, agora mesmo é que tenho a certeza de que esta é uma boa estratégia!

E vamos torcer para que desta vez, eles acertem na qualidade do controle… &;-D

Leave a Comment