O Raspberry Pi 4 é um sistema computacional ultra-compacto, dispondo de uma placa de circuito integrada pequena e um SoC integrado nela, baseado na arquitetura ARM. Apesar de oferecer um desempenho mais que suficiente para o uso em pequenos projetos de automação, muitos usuários reclamavam da pouca quantidade de memória RAM disponível, especialmente para rodar o Android…
“When the Raspberry Pi Foundation launched the Raspberry Pi 4 last year it described it as a “complete desktop computer”, but the truth is it isn’t powerful enough to run many of the tasks you’d use a desktop computer for, even if you opted for the 4GB model. Today however, the Raspberry Pi 4 gets an upgrade with a new 8GB version joining the ranks.” — by BetaNews.
Mas felizmente, será lançada uma versão com 8 GB de memória RAM! No entanto, o acréscimo de RAM realmente será importante para o desempenho geral? Ainda assim, não é potente o suficiente para atender a demanda das aplicações que realmente façam o uso de tanta memória. Além disso, a sua GPU (Broadcom VideoCore VI) é uma unidade gráfica já antiga e defasada, se comparada com as demais concorrentes no mercado como a Mali (ARM), a Adreno (Qualcomm) e PowerVR (Imagination Technologies). Em suma: estão fazendo upgrades em componentes que realmente deveriam?
Faria mais sentido “apenas” 4 GB de RAM e uma GPU “de respeito”… &;-D