Um console portátil diferente…

Embora os smartphones reinem absolutos na área dos jogos para dispositivos mobiles, pessoalmente nunca gostei muito de suas propostas para os jogos. Em geral, os títulos disponíveis são rasos, sem enredo interessante e curtos demais: afinal de contas, estes títulos são otimizados para uma jogatina ocasional. No entanto, temos o Nintendo Switch mostrando que é possível dispor de jogos dos dois mundos, sem perder a sua identidade…

Então, o que falta para termos um console portátil diferenciado, baseado no Android e com grande apelo comercial? Já tivemos algumas iniciativas interessantes no mercado (com destaque para o nVidia Shield), mas em geral tais produtos não são tão bem aceitos pelos consumidores, uma vez que eles não possuem o mesmo alcance que os consoles clássicos (divulgação, marketing, experiência de uso), ao mesmo tempo que a qualidade dos seus (poucos títulos) não se equiparem aos jogos disponíveis para os consoles.

Talvez, as melhores iniciativas disponíveis da categoria sejam os dispositivos Apple TVs. Eles não só oferecem uma boa capacidade de processamento, como também contam com um catálogo razoável de jogos e um serviço equivalente ao Game Pass da Microsoft. Ainda assim, o foco são os jogos casuais e o controle também é limitado em termos de usabilidade, ofecerendo apenas o básico para as necessidades dos títulos em questão. Por fim, os joysticks oficiais da Apple são caros (embora o Apple TV seja compatível com outros joysticks).

Pessoalmente fico triste, pois sonhava em ter um dispositivo equivalente a um PlayStation Vita ou nVidia Shield Portable, para me divertir com alguns títulos do Android. Mas por outro lado, também mantenho as esperanças de que um dia, possamos ter um concorrente portátil a altura do Nintendo Switch, com base no sistema operacional Android. Inclusive, seria esta a oportunidade da própria Valve promover a sua plataforma de jogos compatível com os portáteis, ao mesmo tempo que seja leve e rápida para a arquitetura ARM?

Ou quem sabe, concorrer até mesmo contra a Microsoft e a Sony… &;-D