Eis, uma novidade que pegou bastante gente de surpresa: ao contrário da Microsoft, a Sony exigiu dos seus estúdios que desenvolvam os próximos jogos exclusivamente para o PS5, deixando de lado o bom e velho PS4! Apesar de controversa e arriscada, pessoalmente considero esta decisão para lá de inteligente, em vista de alguns aspectos técnicos a considerar…
“Developers will be free to push the hardware to its limits and hit native 4K (and even 8K gaming), 120FPS frame rates, ray traced visuals, and smooth performance that’s all streamed at 100x the data speeds of the PS4. In short, developers who make PS5 games won’t be held back by cross-gen optimizations and stone-age Jaguar CPUs and slow HDDs.” — by TweakTown.
O principal dele está no carregamento do jogo: os novos consoles terão SSDs, ao passo que os antigos ainda utilizam HDs, o que limitará bastante a fluidez dos jogos no ato do carregamento ou limitará o uso pleno do SSD. Além disso, as futuras animações e recursos visuais terão que ser repensados para funcionar tanto com ou sem Ray Tracing, o que demandará um trabalho extra e as adaptações poderão interferir no resultado final. Em termos técnicos, é uma decisão inteligente e prática; mas em termos de marketing, qual será o impacto nos gamers, que não poderão curtir novos jogos em seus antigos PS4?
Só saberemos mesmo daqui a alguns anos… &;-D