O subsistema de memória RAM é um dos aspectos mais importantes na aquisição da placa de vídeo e no entanto, a grande maioria dos leigos apostam na quantidade, ao invés de considerar outros fatores: a tecnologia utilizada (GDDR ou HBM), o barramento de dados (64 a 512 bits) e o tempo de acesso. Estas variáveis bem combinada, permitem a placa oferecer uma alta taxa de vazão de dados. Mas segundo a AMD, a quantidade é fundamental e placas com 4 GB estarão com os dias contados…
“Recent releases have shown marked performance increases when switching from a RadeonTM 5500 XT 4GB to a RadeonTM 5500 XT 8GB. In DOOM Eternal, the 8GB card runs the game at Ultra Nightmare settings at 75FPS (1080p), while the 4GB card can’t apply the graphics settings with that level of VRAM. Looking at titles such as Borderlands 3, Call of Duty Modern Warfare, Forza Horizon 4, Ghost Recon Breakpoint, and Wolfenstein 2: The New Colossus, there is a performance improvement on average of up to 19% across these games when using the same card and increasing the amount of VRAM from 4GB to 8GB.” — by AMD.
Concordo em parte. Atualmente, acredito que os PCs modernos devem contar com pelo menos 16 GB de RAM e 8 GB de VRAM, para rodar os jogos FUTUROS em máxima definição (pois 8 GB de RAM e 4 GB de VRAM dá conta dos jogos atuais em Full-HD). No entanto, acho interessante ela não mencionar o “calcanhar de Aquiles” dos consoles atuais, os quais terão apenas 16 GB de RAM (compartilhada entre a CPU e a GPU). Por fim, a grande quantidade de RAM só fará realmente diferença apenas ao rodar jogos em altíssimas definições (4K) e qualidade ultra (coisa que os consoles se propõem a fazer). Eis a questão: como rodarão os futuros jogos na definição proposta pelos consoles modernos?
Por isso, volto a falar: 4K (nos consoles) vai ser um belo fracasso… &;-D