Apple TV: expectativas e frustrações…

Sou um aficcionado por jogos eletrônicos e há tempos, torço para que surja no mercado, uma plataforma que traga a experiência e graça dos jogos ocasionais de smartphones e tablets para a sala de estar em um “dispositivo de tela grande” (TV). E dentre os produtos disponíveis no mercado, o que mais gera expectativas é a Apple TV, por combinar as forças de um hardware dedicado e um o interessante serviço de assinatura Apple Arcade (a lá Xbox Game Pass)…

“I played a host of Arcade titles over the last few weeks on an Apple TV HD, Apple TV 4K and a 65-inch 4K TV, primarily using the Xbox One and PlayStation 4 controllers as well as the Apple TV remote. In short, Apple’s $4.99 (£4.99, AU$7.99)-per-month service has gotten a little better and is now at over 110 titles, but it still has a very long way to go to offer a real alternative to the Xbox, PlayStation or Nintendo Switch.” — by CNET.

Mas infelizmente, muitos dos reviews apresentados teimam em compará-lo a consoles clássicos como o Xbox e o PlayStation, os quais não só foram concebidos para rodar jogos em alta definição, como também são mais focados neste tipo de conteúdo! A Apple TV é uma central de entretenimento que dentre os serviços que oferece, está a execução de jogos casuais e por isso, não faz sentido esperar que vá concorrer com poderosos consoles no segmento de jogos. Em suma: uma comparação injusta que na prática, acaba interferindo negativamente no review geral do produto em questão e que por fim, acaba desestimulando o mercado de jogos para top-boxes. Afinal de contas, para quê otimizar jogos para estes dispositivos, se não há uma adoção em massa por parte dos jogadores casuais, se os editores de análises & reviews insistem em dizer que comprar um Xbox ou PlayStation é melhor?

O pior ainda é saber que o joystick oficial custa os olhos da cara…