Libreoffice 7.0 será pago? Não!

O LibreOffice (conhecido anteriormente como OpenOffice.org, antes do embrólio judicial com a Oracle) é na minha opinião, a aplicação para o usuário final mais importante no mundo do Sofware Livre. Completo, maduro e recheado de recursos importantes para a editoração de documentos de escritório, a utilização de sistemas Linux em desktops seria bem diferente sem ele…

“Due to draft and development work in the area of branding and product naming, some speculation, in particular related to the “Personal Edition” tag shown in a LibreOffice 7.0 RC (Release Candidate), has started on several communication channels. So let us, as The Document Foundation’s Board of Directors, please provide further clarifications…” — by Franck Routie (LibreOffice blog).

Mas, em vista do anúncio de edições intituladas Personal e Enterprise, algumas especulações vieram à tona, considerando a possibilidade de uma versão gratuíta (Personal) dispor de menos recursos e funcionalidades (ou ainda, com restrições), se comparada a versão paga (Enterprise). Felizmente (conforme as respostas da direção), não será o caso: o LibreOffice continuará sendo uma suíte livre e completa, sem restrições de uso (apenas alguns produtos e serviços serão oferecidos à parte para aqueles interessados na Enterprise). Ainda assim, até pagaria de bom grado pelos serviços da suíte!

O problema vai ser descobrir de onde tirar dinheiro… &;-D