O Android Go é uma versão customizada do sistema operacional Android para os dispositivos de entrada, com pouca capacidade de processamento e memória. Na época em que ele foi lançado, os aparelhos com 1 GB de RAM ou menos eram os candidatos elegíveis para serem suportados por este sistema. Inclusive, muitas aplicações e serviços do Google (e de terceiros) também foram otimizados para os dispositivos em questão (versões “Go” e “Lite”)…
“According to a leaked copy of Google’s “Android 11 Go edition Device Configuration Guide” (dated April 24, 2020), Google plans to make Android Go Edition a requirement for newly launched devices with 2GB of RAM or less. (…) What that all means is that starting later this year in Q4 2020, any new Android 10 device that launches with 2GB or less of RAM must use Android Go Edition. Furthermore, any device launching with Android 11 that has 2GB or less of RAM must also use Android Go.” — by XDA Developers.
Para garantir uma boa performance em dispositivos de baixo custo, o Google recomenda que todos os dispositivos com 2 GB de RAM recebam a versão Android Go ao invés do Android tradicional (caso sejam atualizados), assim como os dispositivos recém-lançados com 2 GB de RAM devem optar pelo Android Go! Por fim, para os dispositivos com apenas 512 MB de RAM, o Google notifica que não será mais possível fazer o uso dos serviços oferecidos pelo Google, em vista dos requisitos de memória serem baixos demais para garantir uma boa experiência de uso. Dentre os motivos para esta mudança, está no fato do suporte a instruções de 64 bits pelo kernel para o sistema em questão.
Não vai demorar muito para lançarem dipositivos com até 1 TB de RAM… &;-D