Apesar de estar bastante satisfeito com o desempenho do serviço de acesso a Internet Vivo Box 4G (o qual me oferece uma velocidade média de 10 Mbps, a qual é mais que suficiente para as minhas necessidades), confesso que estou na expectativa de utilizar o 5G, com as suas promessas de altas velocidades de tráfego e baixa latência da conexão. E a cada ano que passa, mais investimentos estão sendo feitos ao redor do mundo para popularizar a tecnologia em questão…
“Investments in 5G infrastructure will nearly double during 2020 as mobile operators around the world continue their investments in next-generation networks. According to Gartner, spending will increase by 96 per cent to $8.3 billion – accounting for a fifth (21.3 per cent) of all expenditure on wireless equipment. In 2019, 5G kit made up just 10.4 per cent of the market – the same proportion as 3G. The overall market for cellular equipment will actually fall by 4.4 per cent this year as the industry recovers from the impact of Covid-19 but will rebound in 2021.” — by TechRadar.
Apesar de estarmos na expectativa dos leilões das faixas de frequência e do impacto dela em relação ao uso no dia-a-dia, ainda não temos muitas notícias em relação ao avanço do 5G pelo país. Para variar, também não temos (boas) perspectivas em relação aos novos valores que serão cobrados pelo serviço, os quais certamente serão caro, independente da cota de dados a serem oferecidas nos pacotes. E falando em cota de dados, bem: de que adianta ter uma internet que supera a velocidade de 100 Mbps, se estaremos limitados a consumir apenas alguns gigabytes de dados? Para mim, este é um aspecto essencial!
Infelizmente, terei que optar pelo serviço de fibra óptica… &;-D