Uma das mudanças mais drásticas que tive a oportunidade de presenciar durante a minha carreira profissional, foi o comportamento da Microsoft em relação ao Linux & Software Livre: se antes, ela nutria um ódio mortal ao ponto de chamar o Linux de “Câncer da propriedade intelectual”, atualmente ela não é só uma contribuinte do código aberto (membro da Linux Foundation), como também chegou declarar publicamente que “ama o Linux”…
“Microsoft has invested in the security of open-source software for many years and today I’m excited to share that Microsoft is joining industry partners to create the Open Source Security Foundation (OpenSSF), a new cross-industry collaboration hosted at the Linux Foundation. (…) Microsoft is proud to be a founding member alongside GitHub, Google, IBM, JPMC, NCC Group, OWASP Foundation, and Red Hat.” — by Microsoft blog.
E agora, ela também fará parte da OpenSSF, uma iniciativa que tem como objetivo de combinar os esforços da Core Infrastructure Iniciative (também da Linux Foundation) com outras iniciativas, com o objetivo de melhorar a segurança do código-aberto feito pela comunidade e patrocinado por grandes empresas do setor, dada a sua importância para as companhias que o adotam em suas estratégias e negócios. Inclusive, ela fará parte de um seleto grupo de membros fundadores! Convenhamos: se esta notícia fosse publicada há pelo menos 10 anos atrás, quantos linuxers (realmente) acreditariam?
Pois ainda assim, muitos deles ainda estão “desconfiados”… &;-D