Sou apaixonado por trilogias!

Confesso: sou apaixonado por trilogias! No meu ponto de vista (afinal de contas, esta é a razão para a existência deste blog), não há formato melhor que uma trilogia para entregar ao público-alvo, uma obra completa que mostre toda a história de uma saga, no que concerne ao desenvolvimento de jogos eletrônicos (embora também possa ser aplicado a filmes)! Basicamente, teremos em um único pacote, “o início, o meio e o fim”…

Quando uma nova IP é lançada (“propriedade intelectual” em inglês), o primeiro jogo normalmente terá a missão de nos apresentar um novo mundo, no qual o enredo e a jogabilidade do título em questão, serão apreciados. A seguir, o segundo produto terá a obrigação de dar continuidade, permitindo uma maior profundidade da saga, melhorias nas mecânicas de jogo e outras pequenas novidades. Por fim, o terceiro jogo permitirá a produtora fechar “com chave de ouro”, a trilogia de forma épica e consagrá-la!

A partir de então, qualquer novo lançamento acaba se tornando repetitivo e em geral, acaba não atendendo as expectativas dos jogadores, se limitando a entregar as mesmas experiências que os títulos anteriores. Se acham exagero, basta darem uma olhada nas IPs que tiveram 4 ou mais jogos em série, e verão que em muitas das análises e reviews publicados, dirão que a fórmula utilizada passa a “apresentar desgastes”, “se torna repetitiva” e “sem maiores novidades”. Eis então, o momento ideal de dar um tempo, para recontar novas histórias em uma nova trilogia!

Dos exemplos mais interessantes, temos a série Assassin’s Creed, que contou em 3 jogos a saga de Ezio Auditore, ao passo que os 3 jogos seguintes se passaram nas Américas, com personagens recorrentes entre os títulos em questão e as suas estórias entrelaçadas (sem contar o spin-off AC: Liberations). E agora, com o iminente lançamento dos novos consoles, já temos a confirmação das remasterizações de séries elogiadas, com Mass Effect e Mafia (fora as outras que poderão surgir). Então, o que mais podemos esperar?

Só espero dispor dos fundos necessários para estes lançamentos… &;-D