Se existem eventos que se tornam grandes oportunidades de aprendizado, são as apresentações e conferências feitas pelos principais empresas de tecnologia do mercado, para anunciar os seus produtos, tecnologias e serviços. AMD, Apple, Cisco, IBM, Intel, Microsoft, nVidia e Red Hat, são os nomes que mais me fascinam e sempre que posso, reservo um tempo para assistir as gravações de suas apresentações e realizar pesquisar sobre os tópicos apresentados…
“At Architecture Day 2020 (13/08), Intel Chief Architect Raja Koduri, Intel fellows and architects provided details on the progress Intel is making on its six pillars of technology innovation: process and packaging, architecture, memory, interconnects, security and software. Intel is taking full advantage of its unique position to deliver a mix of scalar, vector, matrix and spatial architectures deployed in CPUs, GPUs, accelerators and FPGAs – unified by oneAPI, an industry-standard open programming model to simplify application development.” — by Intel Newsroom.
Na semana passada, a Intel apresentou a Architecture Day 2020, um evento anual o qual tem como objetivo apresentar o progresso que a Intel vem fazendo no que ela classifica com os 6 pilares da inovação tecnológica: processo (litografia), arquitetura (CPUs & GPUs), memória & armazenamento, interconexões de alta velocidade, segurança e software. No evento, a Intel anunciou vários produtos, tecnologias e serviços que vão desde aos avanços de suas arquiteturas de processadores e unidades gráficas a disponibilidade de APIs abertas para o desenvolvimento de aplicativos e recursos.
Em destaque, a evolução do seu processo de litografia batizado de 10nm SuperFin, o roadmap das arquiteturas de processadores Core (com destaque para o TigerLake/Willow Cove), as suas unidades gráficas Xe & suas variantes (LP e HP) e as tecnologias de memória e armazenamento (com destaque para as memórias Optane e as tecnologias de SSD QLC 3D Nand). Em termos de software, a oneAPI promete facilitar a vida dos programadores para o desenvolvimento de aplicações que tirem o máximo de proveito das suas unidades de processamento (CPUs, GPUs e FPGAs). Por fim, no quesito segurança, não foram divulgados detalhes sobre produtos e serviços, embora algumas expectativas em relação aos desafios e a sua visão sobre o futuro da segurança.
Enfim, assistam o vídeo da apresentação (em inglês e sem legendas) e tirem as suas próprias conclusões. E para aqueles que acham que a Intel está em queda, devido a concorrência com a AMD ou que estagnou na evolução tecnológica, fica a dica: revejam os seus conceitos… &;-D