Neste último domingo (16/08), o Projeto Debian completou 27 anos! Lançada em 16 de agosto de 1993, a distribuição criada pelo projeto é uma das mais antigas em vigor (perdendo somente para o Slackware, 1992) e se destacou na época, por oferecer uma ferramenta de gerenciamento de pacotes avançada com suporte a pendências (APT), o porte para múltiplas arquiteturas de processadores (x86, ARM, PowerPC, MIPs, etc) e kernels Unix (BSD e Hurd, além do Linux), além de ser um projeto ideológico e com forte apelo comunitário…
“Today (16/08) is Debian’s 27th anniversary. (…) Today is also an opportunity for you to start or resume your contributions to Debian. For example, you can scratch your creative itch and suggest a wallpaper to be part of the artwork for the next release, have a look at the DebConf20 schedule and register to participate online (August 23rd to 29th, 2020), or put a Debian live image in a DVD or USB and give it to some person near you, who still didn’t discover Debian.” — by Bits from Debian.
27 anos depois, ela é a mais importante distribuição GNU/Linux do planeta! Embora não esteja entre as mais populares (posto ocupado pelo Ubuntu e o Mint), a maioria das distribuições são baseadas nela (incluíndo as duas citadas previamente e por isso, são chamadas de “Debian-like”), além de ser dona de um gigantesco repositório de pacotes com quase 60 mil softwares. Estes, por sua vez, são mantidos sob um rigoroso controle de qualidade, o qual possibilita entregar sistemas com excelente performance, estabilidade e segurança. Sem o Debian, não consigo imaginar como seria o Linux e suas distribuições!
Mas, como a notícia foi dada com um pouco de atraso (sorry), os eventos comemorativos programados para o Debian Day 2020, já aconteceram. Felizmente, a comunidade Debian Brasil possui um canal dedicado no Youtube, o qual mantém armazenados os vídeos com a cobertura do evento (sábado e domingo, respectivamente). Mas já vou avisando: são mais de 10h de conteúdo!
Quando o Debian fizer 30 anos, farei uma bela cobertura… &;-D