Até então, para cada nova geração de consoles que chegava no mercado, a qualidade gráfica dos seus jogos dava um salto enorme! No entanto, sempre considerei a possibilidade de que a partir de um determinado momento, as tecnologias estariam amadurecidas de tal forma, que as melhorias visuais apresentadas seriam apenas pontuais: a 8a. geração de consoles representaria este marco e as seguintes se limitariam a acrescentar apenas mais resolução e FPS…
“We all know that the PS5 and Xbox Series X are seriously powerful consoles, but it would be fair to say that we still haven’t seen how all that graphical horsepower will truly benefit games. (…) Thankfully, Bloober Team, the developer of Observer: System Redux, have finally shown us what the PS5 and Xbox Series X can do, and it’s very impressive indeed.” — by TechRadar.
Pelo visto, serei obrigado a rever meus conceitos: a Bloober Team, um estúdio independente, demonstrou todo o potencial dos novos consoles ao exibir uma remasterização do jogo Observer: System Redux, já lançado para a geração atual em 2017. No vídeo, o estúdio mostra a evolução visual, comparando os gráficos originais e repaginados, com ênfase nos efeitos de iluminação global e volumétrica, nas texturas em 4K e o usos da tecnologias de iluminação RTX e HDR, entre outras melhorias pontuais. De quebra, os modelos dos personagens foram refeitos, sendo adicionadas novas texturas, animações e efeitos visuais, para entregar o máximo de realismo e imersão, os quais somente seriam possíveis no hardware da nova geração de consoles.
Incrível, não? Bem diferente de certas remasterizações “meia-boca” que encontramos por aí, feitos para a atual geração de consoles! No entanto, não há maiores informações em relação a quantidade de quadros por segundo (se irá atingir os 60 FPS ou se limitará a apenas 30 FPS), além de detalhes adicionais sobre a recriação das texturas em 4K (pois acredito que para 2017, já deveria haver o suporte). Mas no geral, confesso que fiquei bastante impressionado com a qualidade visual do jogo, a ponto de considerar a possibilidade de migrar o quanto antes para a nova geração de consoles.
Só espero que o Xbox Series S (Lockhart) dê conta do recado… &;-D