Vocês conhecem a (“nova”) nVidia Networks?

Há alguns meses, a nVidia surpreendeu o mercado ao anunciar a aquisição da Mellanox, uma empresa de tecnologia com o foco em telecomunicações, com destaque para os produtos e serviços baseados nos padrões Ethernet e InfiniBand. A necessidade de reforçar a sua presença no mercado de HPC (High Performance Computing) foi a principal motivação para esta aquisição…

“According to a press release from Nvidia, the company has officially absorbed Mellanox Technologies after a lengthy acquisition phase and rebranded the new division as NVIDIA Networking. Over this past weekend, Nvidia changed the Mellanox website to the new branding, but didn’t release any official press release announcing the change. The company also introduced a new @NVIDIANetworking Twitter handle for the networking segment of its business.” — by Tom’s Hardware.

A nVidia dá mais um passo ao realizar a integração e absorção da Mellanox, rebatizando a divisão de produtos de telecomunicações como nVidia Networking. O mais interessante é saber que, diferente dos demais eventos, este em questão não foi anunciado em seu canal de comunicação oficial e praticamente se passaria em branco, se não fosse o excelente portal Tom’s Hardware. Em suma: uma marca deixa de exigir, para ser integrada a uma outra marca! Mas a questão principal permanece: a nVidia deveria manter a marca e integrá-la ao seu portifólio de produtos? Pessoalmente, acredito que sim!

A nVidia é conhecida e popular pela sua tradição em desenvolver e produzir unidades de processamento gráfico (GPUs), para ser integradas nas placas de vídeo dos principais fabricantes do mercado. E se futuramente vier mesmo a adquirir a ARM, então como serão designadas as futuras unidades de processamento (CPUs) conhecidas como ARM, caso ela mantenha a “tradição” de extinguir a marca da empresa adquirida e integrar a sua marca? Ou ainda, será que a nVidia irá perder um pouco a sua identidade, um vez que não poderemos mais “enxergá-la” como uma empresa de soluções gráficas?

Pois vai ser duro ver os novos SoCs se chamarem nVidia Cortex… &;-D