Uma das práticas mais antigas que tenho em relação a manutenção de softwares atualizados, é a de EVITAR utilizar qualquer aplicação recém-lançada, que não tenha disponível a sua primeira atualização de bugs e segurança. Por exemplo, o LibreOffice 7.0 recentemente foi lançado, mas somente agora é que irei baixar a versão 7.0.1, em vista de uma série de correções pontuais…
“LibreOffice 7.0.1 is here to address a total of 79 bugs across various core components, improving document compatibility, as well as the overall stability and reliability of the LibreOffice 7.0 office suite series. (…) But, for now, The Document Foundation doesn’t recommend LibreOffice 7.0 for enterprise deployments. This release is currently targeted at technology enthusiasts and power users who want to experiment with the new features and changes.” — by 9 to 5 Linux.
Nada menos que 79 bugs foram corrigidos! Apesar da versão 7.0.0 ter passado por fases de teste e (para muitas distribuições) ser considerada estável mesmo quando a versão release candidate já se encontrava nos repositórios das distribuições (tal como o Debian Testing), somente após o lançamento da versão estável é que teremos o software em questão disponível para um público muito maior de “testadores” (que são os seus usuários) e assim, obter um parecer mais apurado quanto a performance, estabilidade e resiliência, além de outros aspectos relacionados a usabilidade e compatibilidade.
O mais interessante é a própria organização não recomendar o uso corporativo da suíte, indicando a utilização de sua versão anterior (6.4.6) que é bem mais estável e segura, embora mais antiga e sem as inovações da versão atual. Inclusive, ela ainda vem sendo mantida, com a previsão de mais correções a serem lançadas no próximo mês. Mas não se espantem: no mundo corporativo, o uso de softwares mais estáveis (ainda que mais antigos) é a norma e softwares recém-lançados raramente são utilizados em ambientes de produção.
Ainda assim, continuo na expectativa do LibreOffice 7.1! &;-D