O que as tecnologias Transform & Lighting (T&L) e Ray-Tracing (RTX) possuem em comum? Em uma rápida pesquisa através do seu mecanismo de busca favorito (se consideraram a possibilidade de escolha e não se limitaram a utilizar o que vem “de fábrica” no seu navegador), vocês irão descobrir que ambas lidam com a renderização de cenas em 3D, com o objetivo de trazer uma iluminação mais bela e imagens realistas, utilizando todo o poder da unidade gráfica dedicada. No entanto, elas também possuem diferenças marcantes…
A T&L vem de uma combinação de 3 termos (ao invés de dois): Transform (relacionada a tarefa de produzir uma visão bi-dimensional de uma cena em 3D), Clipping (apenas exibir partes da cena visíveis após a renderização) e Lighting (alterações das cores de superfícies de acordo com a iluminação). Já para o RTX, o foco se dá exclusivamente na iluminação, baseando-se na simulação da trajetória dos raios de luz e a sua reflexão na superfície dos objetos, sob o ponto de vista do expectador. Enquanto que a primeira foi projetada para aliviar a carga de processamento das CPUs, a segunda faz uso intensivo do poder de cálculo das GPUs, para entregar imagens realistas.
A questão é que, a partir do momento em que a T&L se tornou disponível para os PCs desktops, ela criou uma barreira entre as placas pré-T&L (Riva TNT, ATI Rage, Matrox e 3dfx Voodoos) e pós-T&L (Geforces e Radeons). Muitos jogos mais modernos para a época passaram a exigir o suporte ao T&L via hardware (batizado de TH&L), além do uso da API DirectX 7.0 (embora suportado pela OpenGL, a DirectX se tornou mais popular). Então, os donos das placas mais antigas que não possuíam o suporte, eram obrigados a se contentar com o T&L via software e seus pobres resultados gráficos (quando o jogo permitia). Já fui dono das 3dfx Voodoo 3 e 4 e para a minha sorte, os meus jogos preferidos não requeriam T&L e usavam apenas o OpenGL!
Então, será que iremos nos deparar com o mesmo cenário, por causa do RTX? Assim que os novos consoles chegarem no mercado e popularizarem “de vez” a tecnologia (pois muitas tendências se tornam padrão, graças a esta plataforma), será que nos veremos obrigados a adquirir uma VGA com suporte ao RTX, porque os novos jogos exigirão a disponibilidade da tecnologia? Ou ainda poderemos simplesmente optar por desativar os recursos e ter que nos contentar com as imagens opacas e sem brilho, já que as nossas VGAs mais antigas (ou até mesmo as GPUs integradas) não suportam a tecnologia?
O mais interessante vai ser ver o mercado de placas de entrada serem praticamente dizimados ou reiventados, por causa do RTX! &;-D