Vida nova para jogos antigos

Graças ao entusiasmo e orientação do meu velho amigo André “Luferat”, me tornei um grande fã da série de jogos de mundo aberto Fallout (e de tabela, The Elder Scrolls). E até então, curti muito os títulos Fallout 3, Fallout: New Vegas e Fallout 4. Obviamente, os títulos são tão bons, que sempre fica um gostinho de quero mais! Então, qual seria a saída (além de jogar de novo ou extender a experiência com DLCs)?

Graças a filosofia aberta de seus desenvolvedores, também são disponibilizadas ferramentas para o desenvolvimento de modificações (popularmente conhecidas como mods), que por sua vez permitem aos fãs proverem várias alterações aos jogos originais, tornando-os mais interessante em modo geral. Customizações estas que vão desde a mudanças cosméticas a inclusão de novos conteúdos aos jogos!

Alguns conteúdos são tão extensos, que praticamente se tornam novos jogos! Eis, os casos de Fallout: New California e Fallout: Miami, sendo respectivamente extensões dos jogos Fallout: New Vegas e Fallout 4 (e portanto, necessários para jogá-los. Ambos são histórias independentes, desenvolvidas por fãs e que possibilita acrescentar (ainda mais) horas extras aos consagrados jogos da série. Mesmo depois de quase 300 horas com os jogos oficiais.

Mas com tantas horas de jogo, a diversão não ficaria repetitiva e massante? Depende. Até reconheço que as similaridades de muitas missões secundárias (e terciárias) acabam apenas estendendo o jogo; ainda assim, em geral são os usuários que moldam a experiência e extensão do jogo conforme o seu interesse. Afinal, é mais interessante entregar novas missões (mesmo que repetitivas) do que ver o jogador reiniciar novamente o jogo.

De qualquer forma, não há como negar que a opção de criação de mods tornou os jogos eletrônicos diferenciados, não só a ponto de darmos preferência a eles na sua aquisição, assim como também nos faz até considerarmos a plataforma em uso: apesar de ser um fã do Xbox, estou pensando seriamente em voltar para a plataforma PC, dada a maior flexibilidade na implementação de mods e assim, reviver a emoção de jogar alguns clássicos antigos, mas com nova roupagem!

Mas este tema será abordado em uma próxima postagem…