Microsoft lançará um dongle para “executar” jogos no xCloud?

Em breve, a Microsoft irá realizar o lançamento dos consoles Xbox Series X e S, no qual o X será mais poderosa, direcionada para o uso de mídias ópticas e capaz de executar os jogos em 4K, ao passo que o S será mais acessível, dedicada exclusivamente para o uso de mídias digitais (sem drive óptico) e limitado a resolução QHD. Porém, dada a filosofia da empresa em se tornar uma plataforma de serviços, havia uma boa expectativa pelo lançamento de um dispositivo dongle similar ao Chromecast, voltado para o streaming…

“I think you’re going to see lower priced hardware as part of our ecosystem when you think about streaming sticks and other things that somebody might want to just go plug into their TV and go play via xCloud,” says Spencer. “You could imagine us even having something that we just included in the Game Pass subscription that gave you an ability to stream xCloud games to your television and buying the controller.” — by The Verge.

Pela entrevista dada pelo próprio Phil Spencer, os rumores se tornarão realidade e a Microsoft poderá lançar um hardware dedicado para se conectar ao serviço xCloud, possibilitando os usuários a curtirem os “seus” jogos nas nuvens! Mas o formato de dongle seria mesmo o ideal? Na minha opinião, um box bem a estilo Apple TV ou até mesmo o Nexus Player se encaixaria muito melhor no contexto, pois possibilitaria criar um dispositivo de hardware icônico, mantendo o mesmo design e apelo visual da sua família de consoles. Sugiro até adotar tons de cores cinza (de nuvens) para o dispositivo em questão, já que também seria o meio termo entre preto (versão X) e o branco (versão S)!

Uma pena que no Brasil (e provavelmente em muitos locais no mundo inteiro), o serviço de acesso a Internet é muito precário, o que tornaria inviável a aquisição do equipamento (e seu joystick) e a contratação do serviço. Há tempos, venho sofrendo bastante com isso e inclusive, tendo até rejeitado propostas de serviços (monitoramento remoto), em vista da incapacidade das prestadoras locais em oferecer um suporte adequado (mal dou conta das aulas online que presto para a instituição que trabalho). Imagine jogar, necessitando de uma conexão veloz e com baixos tempos de latência…

Éh Sony, para esta geração, parece que vai ter problemas… &;-D