Um dos motivos pelo qual me optar pela compra do Xbox 360 ao invés do PS3 (além da vontade de experimentar coisas novas), foi o seu joystick: por ser bastante elogiado em jogos FPS, resolvi apostar no console e acabei gostando muito da ergonomia e qualidade de construção do seu controle, apesar de se sentir um pouco desconfortável com o alinhamento dos direcionais. Porém, para o Xbox One, a minha impressão é que a Microsoft deu um passo atrás, em relação as “melhorias” proporcionadas ao joystick para este console. Já quanto a Sony…
“Everyone at Counterplay Games is pumped to be launching on PlayStation 5. The process has been a thrilling ride as we’ve had the new tech presented and demonstrated to us pretty much every step of the way. We made the decision early on that we would leverage PS5’s capabilities as much as possible to help showcase the magic behind the hardware. We wanted to be pioneers. The result is a unique melee combat system that will engage players in new and exciting ways.” — by PlayStation Blog.
Além de promover melhorias graduais desde o lançamento do Dualshok 3 (que para mim era até um bom joystick, mas tinha uma ergonomia ruim), o novo Dualsense trará algumas evoluções importantes e por isso, a Counterplay Games resolveu não só divulgar o seu exclusivo Godfall, mas também revelar as suas impressões em relação a jogabilidade e imersão, oferecidas pelo controle do PS5. Graças a combinação das mecânicas de jogo em relação aos combates e a implementação do feedback háptico no joystick, teremos uma experiência única em termos de jogabilidade.
Tão boas, que até me deu vontade de jogar!
Com a briga dos consoles por exclusivos, a tendência é de que o PC desktop se torne uma plataforma neutra e por isto, receba títulos de ambas as empresas (ou até mesmo exclusivos, se os desenvolvedores não aprovarem os termos para a publicação de jogos em consoles), o que me fez considerar seriamente o meu retorno para ela (e ficar de vez por lá). Mas ainda assim, pretendo usar joysticks, ao invés da velha combinação de teclado e mouse (apesar de já ter comprado um teclado mecânico). Então, será que deverei adquirir o joystick da Microsoft (considerado o padrão para os PCs) ou o joystick da Sony (para ter uma experiência completa em seus jogos)? Ou ainda, ambos os dispositivos?
Digo e reafirmo: em um futuro onde as plataformas de jogos estão sendo migradas para as nuvens, os jogos se tornarão serviços e novos players estão surgindo no mercado, uma boa experiência em termos de jogabilidade e compartilhamento (oferecidas pelos joysticks e suas tecnologias) serão fundamentais para garantir o sucesso da plataforma e seus títulos.
E pelo visto, a Sony está saindo na frente… &;-D