Há tempos, venho acompanhando a batalha entre as arquiteturas ARM e x86. Enquanto que a pequena britânica ARM Holdings se especializou em desenvolver SoCs ARM otimizados para o baixo consumo, a gigante americana Intel briga com a pequena AMD pela supremacia das CPUs x86 mais poderosas no mercado! E dada as drásticas diferenças entre ambas arquiteturas, até então ficava difícil imaginar as CPUs x86 em smartphones e as CPUs ARM em PCs desktops e notebooks…
“The current A14 series chip is a 5-nanometer processor. This is faster and more efficient, but its performance is constrained by the space inside an iPhone or iPad – Apple needs to make sure the chip doesn’t overheat, and is also limited by battery life. Life’s not like that on a Mac – there’s more space for the heat sink — which means the company will be able to push the processors to their best possible performance.” — by ComputerWorld.
Porém, os notebooks podem ser considerados o “meio-termo” entre os dispositivos móveis (tablets e smartphones) e os PCs desktops tradicionais, pois apesar do baixo consumo ser vital para a sua autonomia, a carcaça maior irá prover para estes dispositivos uma bateria de maior capacidade, ao mesmo tempo em que terá um sistema de refrigeração mais eficiente. Por isso, estes equipamentos se tornam o alvo ideal para realizar as primeiras investidas em SoCs baseados na arquitetura ARM para esta classe de dispositivos. A Apple (que há tempos sabemos que não é boba) também sabe disso…
Por isso, NÃO me surpreendo ao saber da notícia de que os futuros MacBooks serão equipados com SoCs ARMs. Nem mesmo sabendo que mais a frente, os tradicionais MACs serão o próximo alvo para as próximas investidas. No entanto, estou impressionado mesmo é em saber que até o presente momento, ainda não temos notícias de como será o design dos futuros SoCs que equiparão estes equipamentos. E por isto esta matéria publicada pela ComputerWorld possui uma importância especial para mim, pois ela é a primeira a diferenciar os perfis de SoCs que equiparão os futuros produtos da Apple!
Acredito que em um futuro não muito distante, teremos um novo design de CPUs heterogêneas, com uma concepção mais avançada da atual big.LITTLE: um terceiro núcleo (que batizo de hub) será adicionado, focado exclusivamente para executar o sistema operacional e que será otimizado para prover o gerenciamento de recursos, escalando a execução dos aplicativos para as unidades econômicas (LITTLE) ou de alto poder de processamento (big), conforme a necessidade. As demais CPUs serão utilizadas exclusivamente para executar os aplicativos e poderão ser completamente desligadas (quando não estiverem em uso), mantendo somente o hub ativo para o sistema.
Mas isso, só saberemos daqui a alguns anos… &;-D