E daí? Já havia abordado este assunto anteriormente, questionando a baixa capacidade de armazenamento dos consoles de nova geração. No entanto, cometi o “deslize” de não considerar as velozes conexões de fibra óptica, que entrega taxas de transferências de 100 Mbps, mas pode chegar a incríveis 1 Gbps! Por isso, 800 Mbps de armazenamento nos consoles atuais é até um bom espaço, para manter os jogos que estão sendo jogados no momento…
“The new Xbox Series consoles will start shipping to fans next week on November 10. However, one lucky redditor got their Series S console early and confirmed that there is a significant chunk of storage dedicated to system functions. The Xbox Series S has a 512GB SSD built in, of which 364GB are available for game installations. Similarly, the Series X console has a 1TB SSD, of which 802GB are available. So that’s about 30% of memory reserved on the S and 20% on the X.” — by GSM Arena.
Porém, o cenário será totalmente diferente para o Xbox Series S, que por vir com uma unidade SSD com “míseros” 512 GB, terá somente 364 GB disponível para o armazenamento de jogos, já que o sistema operacional irá reservar uma parte considerável para os seus arquivos e a disponibilidade de certos recursos. Considerando a necessidade de muito espaço para os títulos AAA disponíveis (o novo Call of Dutty: Black Ops Cold War poderá consumir até 250 GB) e o fato de que as expansões de armazenamento serem caras demais (US$ 199 por 1 TB extra), o que poderia ser feito para amenizar o problema em questão?
Um deles que deveria ser totalmente repensado é o Quick Resume, uma funcionalidade que permite aos jogadores pausarem um jogo, inicializarem outro e retornar para o jogo anterior, possibilitando manter pelo menos 3 jogos para ser “executados” simultâneamente (a quantidade máxima de jogos varia de acordo com a carga de recursos)! No entanto, os usuários realmente farão o uso deste recurso ou irão preferir desabilitar o recurso em questão, para disponibilizar mais espaço de armazenamento para outros jogos?
Outra maneira de contornar as limitações de armazenamento está na própria instalação dos jogos, uma vez que a Microsoft já anunciou a possibilidade de definir quais “partes” dos jogos deverão ser instaladas: os usuários podem optar exclusivamente pelas campanhas solo ou apenas curtir partidas em modo multiplayer, o que certamente irá aliviar a carga de armazenamento. Por fim, manter o mínimo de jogos instalados, priorizando somente aqueles que eles estão curtindo no momento e/ou jogam regularmente, o que obrigaria os usuários a uma mudança radical em termos de padrão de comportamento.
Volto a dizer mais uma vez (e que provavelamente não será a última): uma abordagem de armazenamento híbrida, na qual uma unidade dotada de discos magnéticos e memória flash, funcionaria muito melhor para os novos consoles, possibilitando os usuários (ou o sistema) gerenciarem de acordo com a demanda! Enquanto que o sistema e os jogos em uso no momento ficariam armazenados no SSD, os demais conteúdos seriam mantidos no HD, aguardando em uma espécie de fila de espera para serem utilizados posteriormente.
Pelo visto, vou ter que aguardar por uma futura revisão de projeto… &;-D