Quando fui “fazer faculdade”, o meu principal objetivo era ser desenvolvedor. Embora já tivesse conhecimentos básicos em linguagens tradicionais (já sabia programar em BASIC, Pascal e C), desejava aprofundar meus conhecimentos técnicos em linguagens de programação mais avançadas. Por isso, C++ e Java, além da programação orientada a objetos, ganharam a minha atenção, por serem bastante populares na época. Porém, as experiências que tive com estas linguagens (especialmente Java) não foram boas e então, me dei conta que desenvolvimento não era a minha vocação…
“Python has surpassed Java to become the second-most popular programming language in the TIOBE index, one of several imprecise yardsticks used to rank what’s in vogue among coders. ‘For the first time since the start of the TIOBE index nearly 20 years ago, Java and C don’t make up the top 2 positions any more,’ said Paul Jansen CEO TIOBE Software, in an online summary. ‘C is still number one, but it is Python that claims the second position now.'” — by The Register.
Segundo o índice TIOBE, Python se tornou mais popular que Java, atrás apenas da linguagem C no seu ranking. Ela realiza estes cálculos a partir do número de resultados do mecanismo de pesquisa para consultas que contêm o nome da linguagem. O índice cobre pesquisas no Google, Yahoo!, Baidu, Wikipedia e Youtube, conforme as informações do Wikipedia. Apesar de não ser um índice confiável (pois a própria notícia considera este um dos métodos bastante impreciso), ainda assim não há como contestar a importância desta linguagem de programação no aprendizado. E até mesmo neste aspecto ela impressiona, pois é considerada uma linguagem de fácil aprendizado, sendo também muito popular nos programas de ciência de computação dos Estados Unidos.
Pelo visto, terei mesmo que dar uma atenção especial para a linguagem Python: devido a evolução tecnológica das redes de computadores e as tendências relacionadas a SDN (Software-Defined Networks), automação e orquestração, entender ao menos o funcionamento básico de uma linguagem de programação se tornou obrigatório, para os profissionais de infraestrutura. E neste cenário, o Python vem ganhando cada vez mais espaço, pois além de ser uma excelente linguagem para o uso em propósitos gerais, ela se tornou uma referência, em se tratando de programação para redes de computadores!
Em tempo: porquê Python e não Rubi? &;-D