Cyberpunk 2077: como será o visual na retrocompatibilidade?

Diferente da Sony em relação a retrocompatibilidade no PlayStation 5 (que até o presente momento, não tempos notícias de como será, além de se limitar a rodar os jogos do PS4), a Microsoft há tempos vem trabalhando em promover grandes melhorias visuais, na execução de jogos antigos em consoles novos. No Xbox One X, os jogos do Xbox 360 poderão ser rodados em definição 4k e com o suporte ao HDR, trazendo belas imagens. E pelo visto, não vai ser diferente para os jogos do Xbox One serem rodados no Xbox Series…

“Before we get started, there’s a big caveat her e- the Xbox Series X footage is from the Xbox One version of the game. We’ve already noted in our Xbox Series X review that even backwards compatible games play noticeably better on the Xbox Series X, but we’re not going to know what the proper next-gen version of the game will look like on consoles until it arrives as a free patch sometime next year.” — by Tom’s Hardware.

A CD Projekt Red publicou recentemente um vídeo, mostrando a execução do jogo Cyberpunk 2077 nos consoles Xbox One X e Xbox Series X (as edições S ficaram de fora), no qual poderemos realizar um comparativo “de como será” os gráficos em ambas as gerações. Embora as diferenças pareçam pequenas e pontuais, eis um detalhe interessante: em ambos os consoles, a versão do jogo em execução é a edição feita apenas para o Xbox One! E ele não será o único: conforme noticiado pelo próprio Tom’s Hardware, outros jogos também rodarão de forma bela e suave nos novos console, mesmo sendo desenvolvidos para a 8a. geração!

Pessoalmente, acredito que deveríamos deixar de usar a designação “9a. geração” e passar a utilizar “2a. geração da era moderna”. Em termos de evolução tecnológica, divido os consoles em duas categorias: clássicos (que vão até os consoles de 6a. geração) e os modernos (a partir dos consoles de 8a. geração). A 7a. geração parece ser uma espécie de “elo perdido”, pois ao mesmo tempo que possui atributos da categoria clássica (o uso de arquitetura baseada em CPUs RISCs e otimizações focadas na plataforma em uso), ela também apresenta aspectos encontrados apenas na categoria moderna, como a jogabilidade refinada e jogos mais complexos.

Nesta nova era moderna, a retrocompatibilidade será um grande diferencial, pois além dos jogos serem executados nativamente pelo sistema (sem a necessidade de virtualização e/ou emulação), a compatibilidade binária permitirá a atualização dos jogos para a geração posterior sem maior dificuldades, ao mesmo tempo em que permitirá a execução dos jogos antigos nas novas plataformas sem a necessidade de edição do código original. Em suma: as linhas divisórias entre as gerações deixarão de serem bem definidas e se tornarão mais tênues. Sob muitos aspectos, será até mesmo mais difícil identificar qual jogo pertence a qual geração!

E o vídeo em questão está aí para mostrar esta realidade… &;-D