Uma (inesperada) volta para o CCNP!

Em 2016, havia iniciado os meus estudos para tirar a certificação CCNP, com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos técnicos e (claro) se tornar mais competitivo no mercado. No entanto, em vista do foco da certificação em roteamento e comutação, esse projeto acabou ficando de lado, em prol das certificações CCNA Wireless e Security. Juntamente com a CCNA R&S, eu teria uma combinação de competências & habilidades bem mais variada e interessante…

Mas agora, com a total reformulação do portfólio de certificações CCNA, na qual deixam de existir a Wireless e a Security e a R&S se torna uma certificação mais generalista, as minhas atenções se voltaram novamente para o CCNP, que também sofreu profundas mudanças. Embora também seja mais generalista, ela se apresenta bem mais encorpada que a CCNA e muitos dos tópicos que antes faziam parte do trio das certificações que eu desejava, estão lá. Em suma: com o novo CCNP Enterprise, não só irei elevar o nível, como também me tornará um profissional mais completo!

Ao contrário das minhas expectativas, as novas certificações CCNA e CCNP Enterprise aparentemente se tornaram mais fáceis, embora cubram um número maior de tópicos gerais. À primeira vista, em termos de dificuldades técnicas, o exame core do CCNP Enterprise se situa entre os antigos CCNA e CCNP R&S. No entanto, para se obter o CCNP Enterprise, faz se necessário fazer o exame ENCOR, além de um dos exames de especialização (chamado concentration).

Eis, o dilema: são 6 especializações a escolher, que vão desde conceitos avançados de roteamento e comutação, passando por temas como wireless (2), design, tecnologias WAN e por fim, a automação e programação. Obviamente, o exame ENARSI (focado em roteamento e comutação avançados) tornará o CCNP Enterprise bem mais “parecido” com o antigo CCNP R&S! Eis a questão: além do exame core, por qual dos exames de especialização deverei optar?

Não sei. Mas estou pensando seriamente em adotar a estratégia de fazer apenas o exame core do CCNP (se este renovar automaticamente o CCNA) e deixar em aberto qual exame concentration tirar, de acordo com as minhas (futuras) possibilidades. Ou ainda, posso até considerar em adquirir todos os materiais didáticos desses exames e ir estudando aos poucos, sem o compromisso de fazer a prova. Mas como disse, estas são apenas hipóteses que ainda estão sendo estudadas.

Por ora, vou me preocupar apenas com o novo CCNA… &;-D

Fonte: Cisco.