“Vivendo e aprendendo”! Já comentei em outras oportunidades, que (na minha opinião) a velocidade de clock máxima ideal para as CPUs de alto desempenho seria de 3.0 GHz, pois qualquer aumento acima deste limite entregaria ganhos de performance incrementais, ao passo que o consumo de energia e a dissipação térmica aumentariam de forma exponencial. Pois bem: (mais uma vez) terei que rever os meus conceitos…
“Além do ISA RISC-V, the processor has an interesting feature. It runs at the whopping 5 GHz frequency, a clock speed unseen on the RISC-V chips before, at the power consumption of a mere one (yes that is 1) Watt. The chip ran at just 1.1 Volts, which means that a very low current needs to be supplied to the chip so it can achieve the 5 GHz mark. If you are wondering about performance, well the numbers show that at 5 GHz, the CPU can produce a score of 13000 CoreMarks. However, that is not the company’s highest-performance RISC-V core.” — by TechPowerUp.
A ISA RISC-V (para aqueles que não sabem) é uma arquitetura de processadores que foi desenvolvida por pesquisadores na Universidade de Califórnia (Berkeley), com o objetivo de ser “uma nova arquitetura de conjunto de instruções semelhante a RISC que seja simples e eficiente, ao mesmo tempo que é de código aberto e livre de royalties”. Desde então, ela tem se tornado bastante popular e muitas empresas passaram a desenvolver novos produtos no mercado, baseados nesta arquitetura. Uma delas é a Micro Magic Inc., que resolveu lançar uma CPU que consegue chegar a 5 GHz com TDP de apenas 1 Watts!
O mais interessante é que no comunicado oficial da empresa, o mesmo chip consome apenas 0.7 Watts rodando a 3 GHz. Mesmo aumentando a velocidade (+66,67%), o desempenho aumenta na mesma proporção (+62,50%) e o consumo nem tanto, tendo apenas um ligeiro aumento (+42.86%)! Mas como não temos as informações em relação a quanto calor foi gerado e sabendo que estes testes de desempenho em geral são sintéticos (CoreMarks), deveremos observar estes números com mais cautela. Aind assim, são valores extraordinários!
Pelo visto, a arquitetura x86 está com os dias contados… &;-D